quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Perderam o caso, ganharam a causa


"A 7ª conservatória do Registo Civil de Lisboa indeferiu o pedido apresentado ontem pelo primeiro casal lésbico que se tentou casar em Portugal. O recurso, que já ontem foi entregue pelo advogado de Teresa e Helena, vai hoje seguir para o Tribunal Cível da Comarca de Lisboa."

Era precisamente isto mesmo que se estava à espera para tornar a reavivar esta causa, se fosse imediatamente permitido o casamento os restantes casais homossexuais recorreriam aos tribunais. Ora para a causa homófoba era preferível isso, assim cresce o mediatismo e torna-se evidente que o próximo passo consiste em criar legislação adequada a um país que nestes aspectos não gosta muito de ser europeu.

P.S. O corrector ortográfico do word não reconhece a palavra homofobia, das duas uma, ou este software é homófobo e finge que não tem nada a ver com isso ou então é tão liberal que nem sequer lhe ocorre tal coisa.

3 comentários:

Rui Maio disse...

Pois é! Acho estranho que a constituição refira que o casamento só é legal entre duas pessoas de sexo diferente (artigo 1577) quando no artigo 13 do mesmo documento se refere que ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou ORIENTAÇÃO SEXUAL (vem mesmo no fim mas está lá, podem agradecer ao Vital Moreira e Cª). E esta???

Pedro Morgado disse...

Depois do que escrevi no meu blog, até recebi mensagens de pessoas a dizer: "viste como ganhámos. elas não puderam casar-se". Estranha reacção de quem não percebe que só perderam a primeira batalha (o que até era previsível...).

João Dias disse...

Sentimentos mesquinhos...o que é que alguém ganha sabendo que duas pessoas estão diminuidas nos seus direitos.