sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Censura...não obrigado

Cara Helena,

1. A generalização que se faz das situações é da responsabilidade do leitor discernir e pensar, eu tenho alertado para a desresponsabilização das massas e do fazer crer que tudo o que se passa é exterior a nós e apenas da responsabilidade de nichos da sociedade. Não somos fantoches e nem quero pensar que o somos.
O problema não está na associação de caricaturas, o problema está em associar isso aos movimentos de ódio anti-semita, neste caso foram caricaturas que criaram um movimento solidário não contra o Islão mas em prol da liberdade de expressão. Ultimamente tem sido táctica associar tudo o que seja desfavorável a movimentos anti-semitas, pretendendo associar movimentos racionais e críticos à xenofobia pura e dura...nesse aspecto alerto a Helena porque se, por acaso, não concorda com a guerra no Iraque já foi associada ao anti-semitismo.
Como se não bastasse, atente para o pormenor de que aqueles que são contra a guerra (como eu) e que acharam que se lançou uma campanha em que se tentava “demonizar” o Islão, perceberam que um coisa é o campo de acção outra é o campo da palavra, e na palavra por muito que possa custar tem de haver liberdade.
Ora aí está a associação, a meu ver, errada que foi feita:

"Seremos alguma vez capazes de trocar as voltas aos mecanismos do ódio?"

2. O Humor raramente é inocente, o humor tem sido a arma de crítica a vários sectores da sociedad, e se uma vez nos agrada e outra não, ele é livre e deve continuar a ser.
Agora imagine que por acaso não achava que o cartoon da escola de terroristas era leve e bem disposto, acha-se no direito de censurar a publicação que eu faço no meu blogue?
Não será essa a grande questão?

3. Cabe a eles avaliar o grau de ofensa? Ou cabe a cada um fazer o seu juízo?
Não caberá a "eles" fazer o seu juízo e a "nós" o nosso?
E sendo que esta é uma ofensa para aquela religião em particular, que a meu ver não é, e tenho todo o direito de pensar assim, isso não concede o direito de censura.
E eu ateísta, não me posso sentir ofendido com os princípios do Islão, não tenho direito a censurá-los? Mas isto é uma democracia laica ou uma teocracia?

4. Eu também acho que devemos ter bom senso e sentido de responsabilidade mas não me parece que tenhamos chegado a um consenso quanto ao bom senso e ao sentido de responsabilidade neste caso em particular.
Não será a melhor maneira de evitar tendências de imposição salvaguardar a liberdade expressão?
E se amanhã me apetecer desenhar o Sócrates a fazer o pino ou pô-lo a roubar o dinheiro dos funcionários públicos e de costas para o fisco? E o aparelho do PS achar que é insultuoso para o seu grande líder e que eu devo ser censurado? Como é? Muito cuidado não vá o azar bater à vossa porta...

2 comentários:

J. P. disse...

João, o link que deixei para aqui diz tudo: "não te tornes um monstro para combater um outro monstro", i. é, somente com a Paz e com atitudes como as vossas é que estas situações se resolvem.

Espero que percebas agora que o meu CoeXisT vai para além do religioso...

Um abraço.

Anónimo disse...

O problema e' que existe o perigo de, em nome defesa da liberdade de expressao, estarmos a contribuir para movimentacoes de desinformacao, calunia, xenofobia em relacao 'as comunidades muculmanas.

Mas isso so' acontece se aceitarmos a ideia de que os muculmanos sao uma comunidade de gente intolerante, totalitaria, perigosa e semi-humana por associacao com o mediatismo dos governos do Medio Oriente e dos movimentos violentos associados aos muculmanos. O primeiro passo nesse caminho escorregadio e' comecar por distinguir entre "eles" e "nos", basearmos essa distincao na religiao ou na raca. Porque, se o fizermos, eles tambem o farao e teem bons alvos, nao teem?

Quem e' o presidente com uma missao messianica de propagacao da democracia a ferro e fogo, e sempre sempre aliado dos governos mais corruptos e violentos do Medio Oriente e da Asia Central? Logo, se para "eles", nos formos os erros dos nossos governantes e a cobica dos nossos abutres do petroleo... porque nao um cartoon com Cristo numa consola de misseis e as vitimas colaterais a apodrecer 'a volta? E' liberdade de expressao, nao e'? Devemos defender a liberdade que "eles" devem ter de fazer esses cartoons humoristicos, certo?

Ja' viram o caminho que estamos a trilhar?