quarta-feira, fevereiro 15, 2006

150 000 postos de trabalho???

É já a seguir! É que é já a seguir!!!
Pelo menos foi o que todos ouvimos! Ou será que ouvimos mal?
Depois de ter consultado alguns conhecidos confirmei que sim. De facto, o homem tinha prometido isso mesmo. No entanto, e após 11 meses e alguns dias de governação, qu'é deles??? Se calhar andam por aí escondiditos ou então resolveram dá-los todos à malta do INOV-JOVEM. Ai não, nada disso, afinal também não!!! Esses são só para as áreas de Gestão da Produção, Gestão Comercial/Marketing, Internacionalização, Gestão de Recursos Humanos, Inovação Tecnológica e I & D, Energia e Eco-eficiência, Design, Economia Digital e TIC e Qualidade, Ambiente e Saúde e Higiene e Segurança...
Mas então e nas outras áreas? Será que não há desemprego? Não me parece! Segundo os dados do INE em Janeiro deste ano
491 184 homens e mulheres continuavam sem emprego. E agora vamos lá ver como é que se divide o bolo!
"Do total de desempregados inscritos, uma enorme fatia, 43,7%, pertencia a trabalhadores não qualificados dos serviços e comércio (59 136), empregados de escritório (56 460), pessoal dos serviços de protecção e segurança (50 257) e trabalhadores não qualificados das minas, construção civil e industrias transformadoras (43 557)."
Mas há mais!!!
"Por profissão, os maiores acréscimos, face a Janeiro de 2005, ocorreram entre os profissionais de nível intermédio de ensino (+67,7%), agricultores e pescadores (+30,6%) e nos profissionais de nível intermédio das ciências da vida e da saúde (+27,6%). Neste campo subiram os professores desempregados (+19,7%) eu sou um deles (e aqui é que está o busílis porque quando me dói a mim...) e os especialistas em profissões intelectuais e científicas (+13,6%)."
Está bonito está!!! E tendo em conta que esta é a taxa de desemprego mais alta de sempre, eu agora pergunto: Para quando os efeitos deste choque (seja ele tecnológico ou de qualquer outra natureza)? Mas o pior vem a seguir porque os níveis de criação de emprego têm estado estabilizados, mas tem sido impossível criar novos postos de trabalho para os que chegam ao mercado segundo afirmou Vieira da Silva.
Face a todos estes dados (e para terminar por aqui) só me resta fazer um aviso à navegação: não nos esqueçamos de daqui a três anos votar de novo no Eng. y sus muchachos ou então no Shorty e seu séquito para vermos como elas mordem!!!

1 comentário:

João Dias disse...

No shorty nem que queiras não vais poder votar...a não ser que o PS esteja mesmo muito bem colocado, duvido.
Tens de ser empreendedor pá...pequena na bagagem e faz-te à vida...cof cof cof...quando digo à vida falo de profissões legais claro.

Ou então faz como o Socas e companhia mete num partido do bloco central e garante a tua prórpia vidinha que isto não está fácil...para os mesmos de sempre, claro está.

Sinto-me honrado, deve ser a pessoa que mais comenta o próprio blogue...ehehehe.