segunda-feira, março 27, 2006

Do PS socialista...



...chega-nos este post. Paulo Pedroso fala sobre a situação do PSD e faz o paralelismo óbvio com o PS, a mim este paralelismo diz-me muito porque é por esta forma de estar na política (e pela política em si) que eu me afasto dos partidos do bloco central (atenção, para mim bloco central é o mesmo que dizer direita e direita moderada). A situação de Ferro Rodrigues diz-me muito, e diz-me muito porque foi quando finalmente percebi que políticas de esquerda têm muito pouco espaço no PS e são até um "alvo" a abater.

8 comentários:

""#$ disse...

caro joao

Sugiro no armadilha o post "afundanço e os links como complemento deste teu...Ele e ous outros dizem mais coisas..absurdas..

João Dias disse...

Esta em particular eu não acho absurda, outras serão...

Anónimo disse...

Aliàs a chamada centro-esquerda e a chamada centro-direita estão a ficar, cada vez mais, humildes "funcionários" ao serviço de S.Exa. o patrão "grupos económicos".

""#$ disse...

Teoricamente não será absurdo mas na parte final do comentário o sr pedroso apenas demonstra ignorancia histórica acerca de,pelo menos, vitor constancio e de jorge sampaio que não "foram derrubados" de acordo com a teorização que o sr pedroso desenvolve.
Lembro-me razoavelmente bem daqueles tempos e sobre sampaio e constancio muito haveria a dizer acerca do derrube...Mas não foram ...descontentes...

A partir do post e da frase "se o paralelismo for perfeito... é para esquecer no artigo do p.pedroso.

A parte de inicio é muito gira e muito verdadeira da parte dele quando explica que os problemas nos partidos - os dois - são aqueles - só é pena que os problemas dos partidos, nomeadamente do partido dele, quando ele teve reponsabilidades governativas e - antes disso - não tivessem sido por ele vistas e publicamente denunciadas e agora, depois de ser acusado em tribunal e estar na prateleira, é que teve esta "redenção mistíca" ; este born again christian "político que o leve a ver algo que já pelo menos desde os inicios do anos 90 se vê como obvio nos partidos: os tais disfuncionamentos...

São estas "clarividencias" tardias que me deixam perplexo com as pessoas no ps. Chamem-se pedroso ou outra coisa qualquer.
E, de facto, tens razão: directamente este artigo não é absurdo, mas conjugado com alguns outros ultimos posts que ele e as outras luminárias sentadas no banco de suplentes e prateleira do ps postaram recentemente nocanhoto dá uma certa vontade de rir e apenas demosntra como aquele pessoal quer à viva força tentar lançar movimentos "intelectuais" ou novas formas de "ver e reflectir as coisas" que apenas reflectem uma indigencia mental absoluta, bem como uma tentativa de criar "factos politicos"novos dentro do partido para ,dessa forma, voltarem à crista da onda como semi-facção organizada e com peso lá dentro.

Tradução: eu acredito que o joão dias - ilustre blogger - se preocupe acerca deste tipo de assuntos e lhe diga muito acerca de uma certa forma de estar na politica o conteudo do post; mas uma coisa é o joão dias - ilustre engenheiro - outra coisa são ex-luminárias de esquerda afastadas da ribalta e que a ela querem voltar.

Escrevem coisas inocentes e puras?
Não creio.
Mas eu sou "ninguém", e além disso sou pessimista realista portanto o defeito é meu...

Anónimo disse...

Propanolol:
Concordo e digo mais, para se subir ao poder e ter "estabilidade" "tem mesmo" de ser assim. Quem tentar fazer frente ao poder económico só o pode fazer com uma população muita crítica e atenta, acho que ainda não vi nascer essa civilização. Estamos suficientemente adormecidos e fascinados com o poder de consumir sem pensar para nos preocuparmos com as consequências e pobreza alheia. Somos mortos vivos, exercemos o nosso poder (voto) para que nos possam tirar a seguir, desde que possamos ir ao fim de semana ver a nossa grande civilização enlatada num qualquer fascinante centro de consumo.

Pedro Silva:
Pois, eu fiz questão de linkar este post de Pedroso porque foi das poucas vezes que concordei com ele, mas para ser sincero nem liguei ao exemplo de Vítor Constâncio e Sampaio, estava mesmo focado no de Ferro.

Também estou de acordo, agora no banco dos suplentes parece que o rapaz sente-se iluminado (as tais clarividências tardias).
Este está a tentar desenvolver um percurso político, e nesse percurso ele tenta sempre puxar do modelo nórdico para eventualmente cativar alguns "socratistas descontentes" mas prevejo-lhe um futuro pouco risonho porque está refém do partido e o aparelho partidário na altura crucial não esteve com ele nem com Ferro. Seguiu-se Manuel Alegre na disputa pela liderança, mas se partido tinha-se visto livre de Ferro para lançar o seu neo-con de "esquerda moderna" não ia agora deitar tudo a perder dando a liderança a outro esquerdista.
Portanto se houver algum percurso de Pedroso ele tem duas hipóteses:
ou torna-se um brilhante neo-con, um discípulo socratista perfeito ou fica no estaleiro com o seu blogue a mostrar estatísticas e a vender o sonho do modelo nórdico.

Cheira-me que o meu conterrâneo Pedroso vai andar nisto dos blogues mais tempo do que ele pensava.

""#$ disse...

jõao dias

""mas prevejo-lhe um futuro pouco risonho porque está refém do partido e o aparelho partidário na altura crucial não esteve com ele nem com Ferro. ""

exactamente!
concordo em tudo.

""
Portanto se houver algum percurso de Pedroso ele tem duas hipóteses:
ou torna-se um brilhante neo-con, um discípulo socratista perfeito ou fica no estaleiro com o seu blogue a mostrar estatísticas e a vender o sonho do modelo nórdico.

Cheira-me que o meu conterrâneo Pedroso vai andar nisto dos blogues mais tempo do que ele pensava. """

concordo em absoluto.
Mas não te incomoda que as pessoas acabem neste triste estado político?
( No qual se auto colocaram diga-se...)

João Dias disse...

Incomoda.
No caso específico do Paulo Pedroso é complicado, porque a carreira dele foi interrompida de uma forma quase única. Agora custa vê-lo fazer este papel e acho que seria preferível este procurar outro tipo de posicionamento, mais crítico e menos subalterno (isso queria eu).
No entanto não esqueço que ele e Ferro foram alvos de uma perseguição. Pedroso por um lado pagou por ter feito o mais correcto na altura que foi retirar-se, enquanto outros mantêm-se agarrados ao poder para poder escapar à justiça.

""#$ disse...

João:
sabes porque é que ele está "subalterno"?
Porque espera , vir ainda a sere chamado ,preferindo não fazer muito barulho precisamente por essa esperança.
O tipo ainda acredita que se estiver "calado" terá beneficios.
Pessoalmente julgo que não.