segunda-feira, março 20, 2006

Começa a ficar apertado

Com o PS a reclamar o chavão de esquerda moderna e simultaneamente a ocupar o espaço da direita, a esquerda fica folgada e a direita está tão apertada que alguém vai ter de saltar.
Este rebuliço tem duas razões, a vitória de Cavaco e um PS que surpreende pela capacidade de conquistar espaço à direita.
No CDS-PP os "portistas" não querem ir já a jogo e no PSD andam a brincar mas ainda não decidiram as regras.

15 comentários:

Anónimo disse...

Cada vez que o oiço a declarar a dita "esquerda moderna" dá-me vontade de partir o televisor...

João Dias disse...

Confesso que também acho deveras irritante ele reclamar para si o chavão de esquerda moderna. Mas acho que já percebi o porquê, é que uma esquerda tão moderna, mas tão moderna que nem sequer é esquerda.

Pedro Morgado disse...

Ainda há direita e esquerda em Portugal?

Pedro Morgado disse...

Ainda há direita e esquerda em Portugal?

Pedro Morgado disse...

Ainda há direita e esquerda em Portugal?

Rui Maio disse...

o que é que se há de fazer? MODERNICES!!!

Anónimo disse...

Eu que tenho o coração à esquerda, últimamente ando desconfiado com as diferenças, que se esbatem tanto mais quanto as ideologias nos dois lados cedem terreno à ideologia única globalizante: o economicismo.
Talvez seja afinal nos aspectos de mentalidade que a esquerda ainda consegue marcar diferenças.
Por outro lado, do meu ponto de vista, o país assiste esgotado a uma espécie de partidarite clubística, que nunca se põe de acordo em questões essenciais, ou que está em desacordo apenas em defesa do seu papel no palco do poder.

João Dias disse...

Pedro Morgado e Roteia:
Na minha óptica a dualidade esquerda e direita existe e faz todo o sentido, uma das razões porque faz todo o sentido é porque não sou de centro esquerda, ou "esquerda moderna", sou esquerda mesmo. Para que fique ainda mais claro sou um potencial, não militante, eleitor do Bloco de esquerda.
Na óptica do centro, centro direita e dos grandes partidos, aqueles que vencem eleições, essa diferença esbate-se o que não quer dizer que a diferença não exista, porque o espectro político não começa nem acaba no PS e PSD.

""#$ disse...

Max

o simpático televisor não tem culpa ......


Jõao dias

o epaço em aberto está a ser cobiçado por neoliberais - um ebentual partido ,e pela extrema direita que está a começar a ter causas e espaço de manobra para poder ganhar influência.

Quanto à esquerda moderna, modéstia aparte e sem pretender auto publicitar-me sugiro-te que vás ao armadilha e leias os links derivados dos meus ultimos esforços articulistas, links esse que mandam para um blog chamado tugir onde dois muito confusos (para não dizer outra coisa) militantes socialistas, especialmente um deles chamado CMC defendem de forma entusiasta o neoliberalismo e o recente CPE.

O ps é um engano quase neoliberal e já passou a fase de se achar que aquilo é esquerda ou moderna ou o que seja.
Basicamente aquilo é uma grande bosta.

e max:
o televisor não tem culpa...

João Dias disse...

Pedro Silva:
Agora compreendo ainda melhor a direcção dos teus posts.
O PS tem muitos espécimens, tem uns tipos que tanto podiam estar no PSD como CDS-PP e tens outros de esquerda que vivem sempre na esperança de ver no poder um PS de esquerda (diga-se que muita dessa esperança ainda deve vir do famoso rendimento mínimo).

Em relação ao neoliberalismo o que eu lamento é que este já tenha 3 representantes em Portugal, enquanto a democracia económica tem 2. Ora quem é que pode inverter a balança? Pois claro...o PS.

""#$ disse...

optimo joão.

ainda bem que agora compreendes melhor(não são só os meus ,mas também os do cão rafeiro...)

o meu problema (problema entre aspas)é que a maioria do pessoal do ps é absolutamente identico aqueles especimes que tu viste/leste

é assustador tanto lambe-botismo à direção(e estupidez galáctica...)

e quanto ao ps aquilo não inverte coisa nenhuma,para lado nenhum...tu és de engenharia não és?não existe um aparelho chamado giroscopio que quando está avariado éum grande desatino?
o ps é um giroscopio avariado.

e mais ainda já começo a achar que alguns dos especimes que estão actualmente no ps, não seriam aceites nem no psd nem no cds, não por serem demasido de esquerda,mas sim demasiado de direita...

mas isto sou só eu aqui a despejar fel nas caixas de comentários,dado que sou um pessismista realista...

João Dias disse...

Será que querias falar do osciloscópio?
Pelo menos com esse eu trabalhei...

Na minha leitura o PS tem duas facções, uma de esquerda moderada outra de direita neoliberal. A esquerda serve para aguentar as broncas e fazer oposição, a direita serve para ganhar eleições que estejam já no papo e desaparecer nas alturas difíceis.
O Ferro aguentou a bronca, o Socrátes foi colher os lucros...é um sistema perfeito, quando o PS estiver outra vez no esterco...aí vem outra vez um líder mais à esquerda.

""#$ disse...

oscoloscopio - giroscopio - trapezio enfim ,qualquer coisa serve.
(não percebo anda de maquinas estás.-semsmoa ver...)

quanto ao sistema do ps é perfeito mas só dura mais 3 anos...

Anónimo disse...

http://en.wikipedia.org/wiki/Gyroscope
http://en.wikipedia.org/wiki/Oscilloscope
http://en.wikipedia.org/wiki/Trapeze

:)

João Dias disse...

Olha um anonymous com sentido de humor...