segunda-feira, janeiro 30, 2006

Homofobia tolerante

Ao ler o artigo de João César das Neves no Dn já eu esfregava as mãos convencido que tinha material para a minha escrita, digamos que um artigo do JCN cujo título é Fundamentalismo e homofobia promete. Para meu espanto o professor universitário não se identificava com nenhuma destas respeitáveis categorias, surpresa ainda maior quando começo a ler o texto e este manifesta-se contra a imposição do Intelligent Design no ensino dos E.U.A.. Para quem não conhece as peripécias do ID nos E.U.A. aconselho a acompanhar o Diário Ateísta. Voltando ao surpreendente artigo, JCN refuta muito bem (nem acredito que estou a dizer isto) o argumento usado de liberdade religiosa:
"Mas a liberdade religiosa, se dá a cada pessoa e comunidade o direito à sua fé e celebração, não lhe concede a possibilidade de impor essa sua visão particular à totalidade."

Estranhando eu esta introdução e pensando que, depois da nevar, era tudo possível, eis que JCN nos brinda com a sua genialidade e mostra-se incomodado com o facto do Parlamento Europeu ter aprovado a "Resolução sobre a Homofobia na Europa". Esta "resolução" apenas visa o combate à discriminação e a convergência de direitos entre homossexuais e heterossexuais, não quer clonar homossexuais, nem impor esse mesmo "estilo de vida". Se o título do post pudesse eventualmente parecer estranho vai passar a ser mais claro:
"Qualquer cidadão europeu tem o direito de não ser perseguido pelas suas escolhas pessoais e estilo de vida. Mas isto não é combate à homofobia, mas promoção da homossexualidade, insultando toda a Europa, que desde sempre fez e faz naturalmente o que esta lei agora considera discriminação. O Parlamento Europeu, tal como os criacionistas americanos, distorce o conceito de liberdade para impor uma visão aberrante."

Ou seja JCN apenas nos brindou com o primeiro exemplo para poder legitimar a (esta sim) aberração que viria a dizer posteriormente.
É tão fácil perceber a lógica distorcida deste "cruzado" dos bons costumes que nem sei se ele merece muita atenção, mas com certeza também não merece a total indiferença. Todo o texto tem um aroma a pseudo-tolerância que, metaforicamente falando, parece um ventríloquo com mau hálito, ao mais pequeno movimento labial escapa a verdadeira essência.

P.S. Que me perdoem os ventríloquos, nunca conheci um ventríloquo e muito menos um com mau hálito.

5 comentários:

Pedro Morgado disse...

Vindo dessa criatura já nada surpreende... Mas de facto também tive as mesmas sensações quando li o artigo: primeiro prometia, depois voltou ao que sempre foi - um conservador que se acha no direito de moralizar tudo e todos...

João Dias disse...

Eu penso que o primeiro argumento serviu apenas para fazer a analogia, a meu ver, descabida. Só isso parece explicar tal laivo de sensatez no "cruzado".

P.S. Estive a ver o teu blog, Bradiencefalia, e acho que tens um sentido humor interessante do qual destaco o " AINDA SOBRE "AS CRUZES"" e presumo que partilhas da minha preocupação pela manutenção de escolas públicas.
Vou colocar este blog na minha lista de blogues e também tornar-me visitante, o mais assíduo possível, do mesmo.

Anónimo disse...

Meu caro Jõao Dias:
Já o conheço como ateu convicto! Gostava de lhe dizer que sou católica e que vivo e bem (não vou dizer os anos)com alguém que também é ateu convicto. Acha possível? Sabe o que é tolerância? Gosto muito de si. Um beijo da Matilde.

R.O. disse...

Ó João Dias, perdoe là ao João César das Neves. Creio que ele não devia falar ao mesmo tempo que se preocupa com os ângulos em que a câmara lhe filma a cara, mas o homenzinho talvez não tenha culpa de ser tão narcísico. Quanto à homossexualidade, o problema é que ela pode acontecer nas melhores famílias...No melhor pano cai a nódoa. É chato.

Anónimo disse...

Looking for information and found it at this great site...
lavasoft free version adware Criminal litigation lawyer Sofas rinconeras Spyware nuker 2005 serial number free download Norton anti spyware free isp Free spyware software freeware free spyware deleter spyware killer Free adware spy 1200mah li-ion battery for nokia 8290 Microcassette rocorder phone adapter party poker spyware pay per click program Spyware removal help