domingo, janeiro 29, 2006

Na Finlândia a coisa está mais quente













Penso não estar a dizer grande barbaridade se disser que as eleições presidenciais na Finlândia estão a passar ao lado da comunicação social portuguesa.
Hoje, 29 de Janeiro, disputa-se a segunda volta e existe a possibilidade de ser eleito o conservador Sauli Niinisto como o primeiro presidente não social-democrata desde 1982, mas não sei até que ponto isto significa muito no futuro da Finlândia, visto que aquele país usufrui de um património respeitado pelas várias correntes ideológicas. Esse património é a tão invejada igualdade social, um país desenvolvido em vários sentidos, é um país rico, democrático e que percebe que uma sociedade sólida tem as suas vantagens.
Do outro lado, Tarja Halonen, tem criticado a comunicação social por ter se centrado mais nas picardias, na altura da primeira volta, entre Niinisto e Vanhannen e ter deixado para segundo plano a sua candidatura.
Sondagens referentes a esta segunda volta atribuem 51% de intenção de voto a Halonen e 49% a Niinisto, o que mantem abertas as hipóteses de um e outro candidato.

No entanto Tarja conta com um grande aliado de seu nome Conan O'Brien que, em função da sua semelhança visual, decidiu apoiar humoristicamente a candidata. Usando argumentos muito fortes, como o facto de durante a presidência de Tarja haver abundância de peixe...meus caros, contra factos não há argumentos.

Sem comentários: