terça-feira, janeiro 31, 2006

Blogosfera responsável


Actualmente a crise achou culpados, sim esses mesmos, os funcionários públicos.
Tem se feito uma campanha, da qual a imprensa tem feito parte fundamental, desonesta e propositadamente confusa sobre o peso dos funcionários públicos, o AisseTie no seu blogue O país do Burro desmascara factualmente esta nova ofensiva.
Não é ao acaso que se fala em funcionários públicos e não se pormenoriza em detalhe os vários funcionários, é que se o descontentamento é lançado pela existência dos "boys & girls", o ataque em si vai bater bastante ao lado.
Mais, tem se falado em reforma na função pública, balelas, está a ser feito o desmantelamento do Estado e pretende passar-se a imagem de que isso é uma reforma. Reforma na realidade consiste em fazer mudanças estruturais e para melhor, despedir 200 mil funcionários, como propõe Cadilhe, é mandar uma bordoada sem qualquer nexo e rigor factual. Reformar seria, por exemplo, legislar no sentido de quebrar o sigilo bancário para que os funcionários do fisco pudessem ter instrumentos de combate, seria rever legislação no sentido de simplificar processos, seria rejuvenescer os quadros (que vem em desencontro com o aumento de idade de reforma)...enfim seria fazer tudo o que não se tem feito...ou, às vezes, fazer precisamente o contrário.

P.S. Aconselho, aos eventuais defensores do desmantelamento do Estado, a pensar como os privados nunca vão conseguir substituir o Estado pela lógica de mercado a que estão sujeitos e que o Estado tem de ser, mais do que é actualmente, o garante de alguma solidariedade social que esmolas não podem resolver.

2 comentários:

""#$ disse...

gostei.
e o cartoon também é muito interessante...

João Dias disse...

A mim começa-me a preocupar que a blogosfera seja, pontualmente, mais responsável que a comunicação social.