domingo, junho 18, 2006

O Estado social minado por dentro

Talvez um dos segredos para podermos ter um Estado verdadeiramente social resida no facto de elegermos para esse papel alguém que de facto queira um Estado social.
Durão e Sócrates por exemplo não serão os melhores modelos no "mercado eleitoral" para desempenhar esse papel, porquê eleger para um papel alguém que pretende minar a "empresa Estado", é o suícidio colectivo. Será que a Nike esolheria para gestor da sua empresa um jovem miúdo paquistanês, daqueles que cosem muito bem, estão a ver? Não me parece...
Então porque raio havemos nós de escolher para alto dirigente do Estado alguém que o quer destruir? Pois claro, porque somos patos.
Porque é que todos nós ficamos todos tristinhos quando se fecham maternidades, mas afinal ainda alguém não percebeu o que significa Estado social? Será que ninguém percebeu a lógica de redução de custos preconizada pelo nosso neoliberal de eleição Sócrates? Porque será que precisamos ser tão" sigilosos" em que relação ao dinheiro? Porque será que o divino lucro não pode ser taxado? Porque será que não devemos "hostilizar" os detentores dos meios de produção? Porque será que as pessoas confundem economia com capitalismo? Porque será que a imprensa promove essa confusão? Porque será inevitável o despedimento colectivo e não o fim do sigilo bancário? Porque será que eu desperdiço o meu latim, sabendo que só quem partilha da minha opinião vai perceber e pensar sobre isto???
Pois claro, porque sou um pato.

Mais um pato a grasnar

8 comentários:

""#$ disse...

Olha ,concordo. Mais um pato a grasnar. Mas o problema é porque é que pseudo luminárias como o sr freire ainda acreditam que o actualgoverno é de esquerda ou de centro esquerda.
É tens razão. É apenas mais um pato.
Já o jõao dias que escreve este post já não é um pato.
É um ganso clarividente
( olha foste promovido a ganso clarividente. Próxima paragem promocional: hipopotámo visionário...)...
e muito boa tarde...

João Dias disse...

Pedro:
Só o facto de ele misturar Estado social com PS transforma-o num imenso pato. No entanto, ainda fala de Estado social, este ainda merece um grasnido de consideração.

Por acaso estava mesmo à espera de um grasnido da tua parte, já agora porque não podemos ser cisnes? Que com os nossos longos pescoços conseguíssemos ver um bocadinho mais que os patos...mas não muitooo mais.

cãorafeiro disse...

»»»Porque será que eu desperdiço o meu latim, sabendo que só quem partilha da minha opinião vai perceber e pensar sobre isto???«««

joão, desperdiças o teu latim, porque não gostas de ser comido por parvo.

ao escreveres, é certo que estás a falar apenas para pessoas que já têm uma predisposição para aceitar as tuas ideias...

o segredo então é trabalhar ao nível individual, pensar que se uma pessoa começar a abrir os olhos porque tu foste capaz de dizer claramente o que essa pessoa sente mas não racionaliza, pensar que se uma pessoa deixar de ter medo dos próprios pensamentos porque percebe que afinal não é a única a pensar assim, pensar que se uma pessoa perceber que não somos obrigados a embarcar na cultura do cinismo, então, já terá valido a pena o esforço.

todos os dias são publicados trabalhos académicos, ensaios, livros, actas de seminários, etc, cujo único fim é justificar os salários de quem os produziu.

nós, pelo contrário, trabalhamos de graça, escrevemos para sermos lidops por 20 ou 30 pessoas que não conhecemos e que não nos conhecem, mas que pelo menos meia dúzia ficam a pensar no que escrevemos. e dessas, duas ou três mudam em alguma coisa a sua maneira de pensar ou de agir.

Max Spencer-Dohner disse...

Conta com outro pato aqui :))

""#$ disse...

O sr max não conta: é um pato possuido pelo demo e pelo anticristo.Mte-se links dos blasted mechanism no blog e acha-se que isso é cristão?
tss,tss

Max Spencer-Dohner disse...

Só por causa dessa, amigo Pedro, o próximo link será de Marylin Manson ou Theatre of Tragedy :))

assinado, Pato possuído pelo Demo :)))))

João Dias disse...

Eu ainda hei-de por aqui um vídeo dos Devil Driver, só por rebeldia...

""#$ disse...

Meus senhores sugiro-vos um video de merciful fate!