domingo, junho 18, 2006

Opinar...

"Ter opiniões é estar vendido a si mesmo. Não ter opiniões é existir. Ter todas as opiniões é ser poeta."

in O Livro do Desassossego

4 comentários:

João Dias disse...

E tu que transcreves as opiniões dos outros, és o quê?
És um farsolas é o tu que és...

Quando lemos algo deste tipo, se calhar não devemos levar demasiado a sério, isto porque o próprio autor (um engenhoso, no conceito filosófico do termo) não teve essa intenção. Esta frase é uma fuga da realidade, é o processo engenhoso de dar uma opinião fingindo que se têm muitas, é o processo de dizer que se tem muitas opiniões sabendo que a realidade não permite tal inconsequência.
O peso da realidade leva a que brinquemos com ela de forma inconsequente, isso não é mau nem bom, é apenas necessidade do intelectuo humano.

Rui Maio disse...

E já dizia a Dra. Rute Remédios:
"As opiniões são como as vaginas: cada um(a) tem a sua e quer dá-la, dá-a!"

João Dias disse...

Errata:
intelectuo -> intelecto

João Dias disse...

mw:
Acho que leste na "perfeição" (não acredito em perfeição) as palavras de Bernardo Soares (Fernando Pessoa).

A forma como ele "preconiza" uma existência pura, uma existência apenas de sensações sem a "conspurcação" do intelecto e da razão, na essência da existência estarão somente os sentidos, afinal é com isso que nascemos.

Mas lá está na realidade alguém que queira materializar esse tipo de existência estará a condenar-se à incoerência, porque no dia-a-dia ela vai tomar decisões e depois como vai sustentar essa pureza de não ter opiniões? Quem pensar que pode não ter opiniões está fragilizado por negar a sua condição de ser humano.
Até os sentidos "já têm opinião", poucas pessoas comerão coisas desagradáveis por vontade própria, e mesmo as que o façam estão a fazê-lo de plena consciência, isso é já o intelecto a interagir com os sentidos, parece que estamos condenados a ter opiniões...

Eu tenho opiniões, mas não tenho todas porque não as quero sustentar na vida real, quanto mais não quero sustentar opiniões que são a negação do ser humano e da sua "essência".
Por exemplo não quero ter a opinião do Mário Machado, até porque isso não é uma opinião é um grunhido em forma de palavra...

A meu ver não ter opiniões ou ter todas é não querer assumir um compromisso com a realidade. Mas aceito as palavras transcritas, porque no campo da escrita poética, humorística...não a devemos aprisionar aos limites da realidade, estaremos a cometer um homicídio. Assim como seria um genocídio trazer alguma da realidade poética para a realidade mundana.