segunda-feira, abril 10, 2006

Outras perguntas pertinentes

Quando será que saem os resultados dos maravilhosos estudos sobre a energia nuclear levados a cabo pela ordem dos engenheiros?
Não me digam que era só um show mediático para ver se os Tugas engoliam o sapo?

4 comentários:

Pedro Morgado disse...

corrijo:
"...para ser os tugas engoliam MAIS um sapo"

Anónimo disse...

http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2006/04/14/AR2006041401209.html

João Dias disse...

Já vi o link, caro/a anonymous.
Mas a questão vital não está explicada, como resolver o probelma dos resíduos, é-nos dito que existem reaproveitamentos mas todos sabemos que o reaproveitamneto não é total. Existe um argumento que é preciso desconstruir, é-nos dito que as centrais são seguras, não nos é dito que em caso de falhar é muito mais grave do que qualquer outra situação, com repercursões que se estendiriam durante muito tempo.

A questão de Chernobyl é abrodada com uma ligeireza e grau de desinformação que me senti tentado a não ler mais.

"But Chernobyl was an accident waiting to happen. This early model of Soviet reactor had no containment vessel, was an inherently bad design and its operators literally blew it up. The multi-agency U.N. Chernobyl Forum reported last year that 56 deaths could be directly attributed to the accident, most of those from radiation or burns suffered while fighting the fire. Tragic as those deaths were, they pale in comparison to the more than 5,000 coal-mining deaths that occur worldwide every year."

Basta dizer que na actualidade ainda existem repercursões em recém nascidos, mal formações e mortes...
Quem ler este artigo pode pensar que o grande prejuío de Chernobyl se reduz às vitímas do caombate ao incêndio e pouco mais...nada mais longe da verdade.

Anónimo disse...

Quanto à questão de Chernobyl tive a mesma reacção...
Por outro lado gostei de ler esta: http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/4923342.stm
A central de Chernobil (preto e branco em russo) não estava preparada para a eventualidade de um "derretimento nuclear" (não sei como traduzir o termo técnico Nuclear Meltdown, mas dá para perceber), o mesmo aconteceu numa central americana (Three Mile Island) e nenhuma radiação ultrapassou o cimento, embora a central tenha ficado inutilizada obviamente.
De qualquer modo, novas tecnologias usadas em futuras centrais tornam este problema obsoleto.
Voltando aos resíduos, podes sempre enterrá-los em espanha :-D
ou: http://www.world-nuclear.org/education/ne/ne5.htm
Desculpa mas não me posso alongar mais, tenho uma reuniom daqui a pouco... Prometo que quando finalmente tiver Net em casa passo a mandar bitaites com mais texto e menos links...