terça-feira, abril 25, 2006

Dia dos democratas



No dia em que se celebra o nascer de uma civilização moderna, é o dia dos democratas festejarem e os demais saudosos rangerem os dentes (ou placas).
A revolução levada a cabo no dia 25 de Abril de 1974 trouxe a modernidade a Portugal, obrigou-nos a pensar a política e trouxe também a responsabilidade de gerir o destino do país sem nos podermos refugiar nas desculpas de entidades super poderosas.


Antes do 25 de Abril:

Uma sociedade gerida pela ignorância e para a ignorância, a propaganda de ideais simples de modo a criar uma identidade, simplesmente para aparentar que o povo tinha algum sentido e influência no processo. Valores rebuscados, dogmatismo e maus tempos para se pensar em "ous" e "ses".
Deus, pátria e família, três palavras que escondiam o vazio de um regime totalitário despido de ideias políticas e cheio de intenções moralistas. Controlo da informação, P.I.D.E., dissidência punível e censura q.b. misturada com "água benta". Estado Novo que cheira a velho, bafio intenso de moralismo católico e inaptidão para compreender a diferença.

25 de Abril:

A revolução dos cravos, militares que perceberam que não estavam a cumprir a autoridade mas a cumprir os caprichos do autoritarismo. Insatisfação generalizada, mortes pela manutenção das colónias, prisões por "delito de opinião"... Até o povo mais sonolento acorda ...
Revolução pacífica, muito mais fica por fazer...


Pós 25 de Abril:

Depois das naturais confusões da transição de um regime fascista para um regime democrático, depois do 25 de Novembro sobra-nos uma democracia. Ainda hoje assistimos a uma discussão estéril sobre o 25 de Abril, o que trouxe a revolução? como é possível que depois da revolução ainda tenhamos este grau de insatisfação? Ora a discussão é estéril porque discute-se o que 25 de Abril trouxe para a actualidade, a revolução abriu caminho para sermos responsáveis pelo destino e políticas de gestão do nosso país, ao pormos a questão dessa maneira não estamos a perceber as consequências da revolução e as exigências de uma democracia. Todo o processo seguinte à revolução deve ser discutido à luz das decisões tomadas em democracia, a possibilidade da gestão democrática foi nos concedida pela revolução e era esse o papel vital da mesma.
Na actualidade ainda se divide opiniões por saudosos do antigo regime que não compreendem a descolonização e democratas que percebem que a democracia chegou a Portugal e que teria também de chegar às colónias, o que implicava que estas deixassem de ser colónias.


"O 25 de Abril de 1974 continua a dividir a sociedade portuguesa, embora as divisões estejam limitadas aos estratos mais velhos da população que viveram os acontecimentos, às facções políticas dos extremos do espectro político e às pessoas politicamente mais empenhadas. A análise que se segue refere-se apenas às divisões entre estes estratos sociais. Em geral, os jovens não se dividem sobre o 25 de Abril. Existem actualmente dois pontos de vista dominantes na sociedade portuguesa em relação ao 25 de Abril. Quase todos, com muito poucas excepções, consideram que o 25 de Abril valeu a pena. Mas as pessoas mais à esquerda do espectro político tendem a pensar que o espírito inicial da revolução se perdeu. O PCP lamenta que a revolução não tenha ido mais longe e que muitas das conquistas da revolução se foram perdendo. As pessoas mais à direita lamentam a forma como a descolonização foi feita e lamentam as nacionalizações."

Sem comentários: