sábado, fevereiro 17, 2007

Nem de propósito!

Depois de, no post abaixo, ter dado a conhecer a plataforma Sabor Livre, na edição de hoje do JN é publicada uma declaração da porta-voz do comissário europeu do Ambiente, que diz tão somente isto:
"A Comissão Europeia só aceitará que Portugal construa mais grandes barragens se o Governo demonstrar que não há alternativas económicas e energéticas."

Claro que se pode argumentar que Portugal é
um dos países da U.E. que menos aproveitam este potencial para produção de energia, mas convém lembrar que a Comissão Europeia do Ambiente apresentou em Janeiro um pacote de medidas para reduzir a dependência energética e combater as alterações climáticas devidas à emissão de gases de estufa.

Para além disto, Portugal tinha-se comprometido a atingir uma quota de 39% de electricidade "verde" em 2010, e aumentou entretanto essa meta para 45%. Será que a construir, para além da Baixo Sabor, mais três grandes barragens atingiremos essa meta? Digo isto porque pode ler-se AQUI que a construção de uma barragem no Baixo Sabor contribuiria para a redução das emissões de gases com efeitos de estufa em apenas 0.17% do total das emissões em Portugal...

Sendo assim, resta aguardar a decisão final da Comissão, já em Março, que inicialmente tinha sido de veto.

1 comentário:

Pedro Morgado disse...

Eu já há muito tempo que vinha alertando para o atentado ambiental que é a construção da barragem do Baixo Sabor.
Há que aderir a esta causa.

Abraço