sexta-feira, janeiro 11, 2008

Em caso de ignorância abdique dos seus direitos

Entre as várias teses estapafúrdias que suportam uma pseudo-legitimidade de não referendar o Tratado Lisboa encontra-se a do Tratado ser muito complicado. É uma justificação que me agrada particularmente, aliás faz-me lembrar aquelas expressões do tipo "se soubesses o que custa mandar só querias obedecer", no entanto, não deixa de ser curioso um aspecto, os próprios defensores defendem a aprovação parlamentar de um tratado que pelos vistos não compreendem...genial. É impressão minha ou até seria bastante mais lógico rejeitar um Tratado que não se compreende. É a bênção da ignorância, é a casta Salazarista a dizer que não devem questionar o Tratado, é a democracia a fugir-nos nos intervalos de palavras meigas.
Mas o argumento falha em toda a linha, basta pensar que os mecanismos da democracia são complexos, então vamos abdicar do voto também?

Quem quiser tomar conhecimento do Tratado Lisboa pode sempre descarrega-lo na seguinte página:

http://www.consilium.europa.eu/cms3_fo/showPage.asp?id=1296&lang=pt&mode=g


Ainda só dei uma vista de olhos e já obtive umas gargalhadas...

"numa economia social de mercado altamente competitiva que tenha como meta o pleno emprego e o progresso social"

...
esta malta, tem cá um sentido de humor.

P.S. A leitura deste tratado é manifestamente insuficiente, porque faz reparos ao tratado anterior sem o contextualizar neste, o que pressupõe que se leia o outro.

Sem comentários: