sábado, dezembro 02, 2006

Cada vez me arrependo menos!

Há cerca de uns meses atrás, resolvi terminar o contrato com a TV Cabo. Não para mudar para a concorrência, mas porque achei que a paciência (a minha) e a prepotência (da empresa) também têm limites. E ambas foram para além desses limites.
A principal razão foi financeira: comecei por pagar 17,50€ de mensalidade em Novembro de 2004, e em Abril de 2006 já pagava 22,49€ sem que o serviço (Clássico) se tivesse alterado (os 40 canais). Para além disso, pude concluir que a empresa mudava os canais quase como quem muda de camisa (sempre que lhes dava mais "jeito"). O exemplo mais flagrante foi a substituição do canal GNT que apresentava, essencialmente, a programação da Rede Globo, pelo canal TV Record. Nessa altura, houve bastantes protestos por parte dos utilizadores que não ficaram satisfeitos com a troca (ninguém gosta de mudar para pior), muitos deles por pertencerem à crescente comunidade brasileira em Portugal, outros por terem alguma espécie de ligação à cultura daquele país, outros ainda por apenas gostarem de ver o que se faz por aquelas paragens...
Apesar dos protestos que se fizeram sentir nessa altura, é bom ver que o rumo da empresa, um pouco à semelhança dos matarruanos criados pelos Gato Fedorento, "seguiu, seguiu, seguiu..." Desta vez, como "resultado de um processo de avaliação da actual oferta de canais SIC no cabo, a SIC e a TV Cabo acordaram:
na continuidade da emissão do canal SIC Mulher, como objectivo de reforço da qualidade da programação;
no fim da emissão do canal SIC Comédia a partir de 31 de Dezembro 2006." como se pode ler no site da empresa. E é a única informação de que dispomos acerca do assunto, para além das barras informativas que vão passando durante a programação, porque no site do canal nem sombras do fim anunciado.
Mais uma vez e sem consultar os utilizadores que pagam as mensalidades, a TV Cabo toma uma decisão que vai afectar esses mesmos utilizadores, quer gostem ou não do canal. Aos que não gostam pouca diferença lhes fará, até porque o canal vai ser substítuido por amostras de vários canais do pacote Funtastic Life (o pacote “topo de gama” da TV Cabo). Assim, a TV Cabo acaba com um canal que não dá lucro e mostra aos espectadores que há canais muito melhores para quem esteja disposto a pagar uma mensalidade mais alta!
Os que gostam perdem programas como "Everybody Loves Raymond", "Seinfeld", "Allo Allo", "Benny Hill", "Comedy Inc.", "Smith & Jones", "My Hero", "The Tonight Show with Jay Leno", "Late Night with Conan O'Brien" and so on, and so on... ou seja, séries do melhor que se faz em termos de comédia por esse mundo fora!
O melhor de tudo, e segundo o comunicado emitido pela TV Cabo, esta decisão de não renovar o contrato com a Sic Comédia teve em conta "a diversidade da oferta actual da TV Cabo nesta temática, que já disponibiliza os maiores e mais recentes êxitos do mercado, tanto através dos novos canais de séries e entretenimento (AXN, Fox, Fox Life, People& Arts), dos conteúdos da própria SIC (SIC Mulher e SIC Radical) bem como da programação de canais generalistas". Diversidade? de séries cómicas? nos canais referidos? - claro, e o Holocausto nunca aconteceu!

É de bradar aos céus (no mínimo)! Mas pode-se sempre agradecer ao Francisco Penim!
Se queriam realmente prestar um serviço decente, punham os utilizadores a pagar por cada um dos canais, escolhendo cada um quantos queria ter e arrumava-se de vez o assunto!

8 comentários:

""#$ disse...

Caro Rui maio: É a televisão em movimento"!

Só faltou aparecer um Jõao Bãiao aos saltos mais macaco adriando a anunciar o fim da Sic Comédia...

Já agora, em 2007, irão decidir-se ou não a prorrogação dos alvarás das estações de televisão.

No momento actual parece ser lógico e líquido que nenhuma das duas privads merecia que lhes fosse prorrogado o alvará tantas tem sido as asneiras e as faltas de respeito pelos clients e o não cumprimento do contrato de televisão feito de forma sistemática.

Ms em Portugal tudoficará na mesma...

Rui Maio disse...

caro pedro silva:
tenho apenas a dizer que subscrevo inteiramente o teu comentário!
inclusive a parte do ficar tudo na mesma!

Anónimo disse...

É o canal que mais vejo e é mais culto que se possam julgar!
O q ha a fazer??
Um canal que é pago a sic pela pela TV cabo pela taxa de audiencia que tem?
Audiencia que é feita por quem?
Antes de se basearem em audiencias deviam.se basear quão verdadeiras ou corruptas possam ser as suas leituras!
um abraço

PS se houver algo q possa ser feito avisem!

Rui Maio disse...

pedro:
este também foi o canal que mais vi enquanto tive TV Cabo... e é de facto um canal de culto! eu que o diga pois era sempre uma boa alternativa à rotina quotidiana das notícias repetidas em todos os canais até à exaustão!
Dizes e bem que as audiências "não valerem a ponta dum corno" mas as televisões gostam de as usar como "fita métrica" do sucesso!
Neste caso a TV Cabo acaba com este canal (tal como acabou com o GNT) não por causa das audiências baixas mas porque os canais que o vão substituir pagaram melhor!
Quanto ao fazer alguma coisa acho que a única solução passaria por combinar deixar os nossos televisores ligados durante vários dias na Sic Comédia, ou então combinar-se um dia específico em que não se ligava a TV Cabo.
Só digo isto porque há uns anos, como forma de protesto contra a subida dos combustíveis, os utilizadores da BP em Inglaterra não abasteceram os seus automóveis e foi quanto bastou para que a empresa descesse imediatamente os preços... Já para não falar da queda do governo do Aznar!
Para fazermos algo do género em relação à Sic Comédia "só" temos que pôr a blogosfera em marcha!

Anónimo disse...

rui, obrigado por dares uma palavra
Mas é o seguinte..
Infelismente e como tentei explicar no comentario que fiz..
Tu ao deixares a tua tv ligada em qualquer que seja o canal nao vai influenciar em nada nas audiencias, porque nao ha maneira de ninguem(tvcabo & etc) saber que canal estas a ver, pois! A não ser que tivesses um aparelho(aparelho que mede quantidade de horas ves e que canais) ligado á tv, este colocado la pelas empresas que 'supostamente' medem as audiencias, pois infelismente sao assim que estas sao medidas, por empresas normalmente de estatistica..
bonito nao é!? (:
Um abraço + uma vez se tiveres outra sugestao, nao hesites!

Rui Maio disse...

bem... podemos sempre recorrer à colocação de bombas, ou trancarmo-nos nos WC da Sic! :D como é óbvio tou na brinca
por acaso já tinha ouvido dizer que as audiências eram medidas assim, mas ainda bem que esclareceste porque assim fico sem dúvidas!
e se me lembrar de mais alguma coisa, podes ter a certeza que o divulgarei... o tempo é que já não é muito!

Um abraço

Anónimo disse...

Rui, força, espalha.o o mais que possas (:

http://www.petitiononline.com/scomedia/

Rui Maio disse...

obrigado pedro! Assim o farei!