
Há cerca de uns meses atrás, resolvi terminar o contrato com a TV Cabo. Não para mudar para a concorrência, mas porque achei que a paciência (a minha) e a prepotência (da empresa) também têm limites. E ambas foram para além desses limites.
A principal razão foi financeira: comecei por pagar 17,50€ de mensalidade em Novembro de 2004, e em Abril de 2006 já pagava 22,49€ sem que o serviço (Clássico) se tivesse alterado (os 40 canais). Para além disso, pude concluir que a empresa mudava os canais quase como quem muda de camisa (sempre que lhes dava mais "jeito"). O exemplo mais flagrante foi a substituição do canal GNT que apresentava, essencialmente, a programação da Rede Globo, pelo canal TV Record. Nessa altura, houve bastantes protestos por parte dos utilizadores que não ficaram satisfeitos com a troca (ninguém gosta de mudar para pior), muitos deles por pertencerem à crescente comunidade brasileira em Portugal, outros por terem alguma espécie de ligação à cultura daquele país, outros ainda por apenas gostarem de ver o que se faz por aquelas paragens...
Apesar dos protestos que se fizeram sentir nessa altura, é bom ver que o rumo da empresa, um pouco à semelhança dos matarruanos criados pelos Gato Fedorento, "seguiu, seguiu, seguiu..." Desta vez, como "
resultado de um processo de avaliação da actual oferta de canais SIC no cabo, a SIC e a TV Cabo acordaram:na continuidade da emissão do canal SIC Mulher, como objectivo de reforço da qualidade da programação;no fim da emissão do canal SIC Comédia a partir de 31 de Dezembro 2006." como se pode ler no
site da empresa. E é a única informação de que dispomos acerca do assunto, para além das barras informativas que vão passando durante a programação, porque no
site do canal nem sombras do fim anunciado.
Mais uma vez e sem consultar os utilizadores que pagam as mensalidades, a TV Cabo toma uma decisão que vai afectar esses mesmos utilizadores, quer gostem ou não do canal. Aos que não gostam pouca diferença lhes fará, até porque o canal vai ser substítuido por amostras de vários canais do pacote Funtastic Life (
o pacote “topo de gama” da TV Cabo). Assim, a TV Cabo acaba com um canal que não dá lucro e mostra aos espectadores que há canais muito melhores para quem esteja disposto a pagar uma mensalidade mais alta!
Os que gostam perdem programas como "Everybody Loves Raymond", "Seinfeld", "Allo Allo", "Benny Hill", "Comedy Inc.", "Smith & Jones", "My Hero", "The Tonight Show with Jay Leno", "Late Night with Conan O'Brien" and so on, and so on... ou seja, séries do melhor que se faz em termos de comédia por esse mundo fora!
O melhor de tudo, e segundo o comunicado emitido pela TV Cabo, esta decisão de não renovar o contrato com a Sic Comédia teve em conta "
a diversidade da oferta actual da TV Cabo nesta temática, que já disponibiliza os maiores e mais recentes êxitos do mercado, tanto através dos novos canais de séries e entretenimento (AXN, Fox, Fox Life, People& Arts), dos conteúdos da própria SIC (SIC Mulher e SIC Radical) bem como da programação de canais generalistas". Diversidade? de séries cómicas? nos canais referidos? - claro, e o Holocausto nunca aconteceu!
É de bradar aos céus (no mínimo)! Mas pode-se sempre agradecer ao Francisco Penim!
Se queriam realmente prestar um serviço decente, punham os utilizadores a pagar por cada um dos canais, escolhendo cada um quantos queria ter e arrumava-se de vez o assunto!