quinta-feira, setembro 25, 2008

Ponto de situação

Depois de, no final de Julho, se ter denunciado a situação lamentável em que se encontravam (e encontram) os jovens até aqui protegidos pelo CASCI, aproveita-se, agora, o balanço dado pela difusão do programa "Nos Caminhos da Região" na Rádio Terranova, no passado dia 23, para fazer um ponto de situação.
Depois da difusão do referido programa, em que estiveram presentes os pais dos referidos jovens, Ribau Esteves (autarca de Ílhavo) deu, finalmente, sinal de vida. Passo a explicar:

- os pais das crianças que estão a atingir os 18 anos continuam à espera de uma resposta sobre a continuidade dos filhos nas instalações do CASCI, que frequentam há vários anos. Seis jovens atingem agora a maioridade e a Segurança Social impõe condições para manter os jovens no Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo;

- Milú Calisto (a amiga que me fez o pedido em Julho), uma das mães que dá voz à preocupação dos pais, em declarações ao programa “Nos caminhos da região”, da rádio Terra Nova, disse estar desiludida com a classe política local. Disse que nem autarquia, nem deputados municipais estão a ajudar. “Ainda não vi nenhum deputado que seja a preocupar-se. O que fizeram os deputados de Ílhavo pelo CASCI? O que está o presidente Ribau a fazer por esta situação? Será que tem conhecimento? Era bom que pensassem juntos para chegar lá acima.”;

- por fim, no dia seguinte à difusão do programa supra-citado, a Câmara de Ílhavo afirma-se disponível para ouvir os pais dos alunos do CASCI que atingem a maioridade, caso desejem colocar o problema directamente à autarquia e assume que esta é uma questão nacional a pedir respostas para todo o país. Sem gravar declarações, o autarca de Ílhavo assume que esta é uma questão que exige “resposta do Estado”.

Resta agora colocar a questão: DURANTE QUANTO TEMPO MAIS DEMORARÁ A RESPOSTA DO ESTADO?

P.S. - "Não percam os próximos episódios porque nós também não!"

Sem comentários: