sexta-feira, dezembro 21, 2007

Sexo para todos

Estar de férias tem destas coisas! "Perco-me" a ver filmes no youtube e acabo por ir procurar aqueles que já não via há quase uma década! Ao ver alguns vídeos da Herman Enciclopédia no youtube veio-me à memória um dos poemas da Dra. Rute Remédios. Os poemas faziam sempre parte do sketch da mãe do Diácono Remédios e o meu preferido era este (que não aparece no youtube):

Correu montanha acima, afogueado;
Atrás do tresmalhado cordeirinho...
Na ânsia não de o ver no ensopado,
Mas de o sacrificar com carinho!

Assim que o agarrou pelo rabinho,
Deu-lhe tratamento propício!
E a bicha arreganhou o focinho e disse:
Oh filho, por que é que chamam a isto um sacrifício?

quinta-feira, dezembro 20, 2007

RAP esgota auditório da Reitoria da UA (II)

Mais fotos e vídeos! A qualidade não é grande coisa mas foi o que se conseguiu arranjar com os telemóveis! (Esquecemo-nos da máquina :P)










RAP esgota auditório da Reitoria da UA

Tal como tinha sido prometido, a equipa do Coexistência foi ver RAP. A crónica não é minha mas descreve com bastante fidelidade o que aconteceu esta tarde. No entanto, fui acrescentando uns apartes pelo meio. Assim, o texto a verde é da jornalista e o texto a branco é meu.

O auditório d'"A biblioteca (mentira que era o da livraria) dos Serviços de Acção Social da Universidade de Aveiro estava ao rubro. Centenas de estudantes já tinham o lugar marcado há algum tempo para garantir que veriam de perto, e com toda a clareza, Ricardo Araújo Pereira, o «gato» mais aguardado.
O público não parava de chegar (nós fomos dos últimos) e a direcção dos Serviços Académicos, surpreendida com tamanha adesão, foi obrigada a transferir o evento para o grande auditório da Reitoria que, ainda assim, se revelou exíguo. A corrida aos lugares da frente não se fez esperar (como fomos dos últimos a chegar ao auditório da livraria, fomos dos primeiros a chegar ao auditório da Reitoria :D) e, em menos de 10 minutos, a sala encontrava-se totalmente repleta, com pessoas sentadas no chão e encostadas à parede.
A entrada de Ricardo Araújo Pereira na sala esteve perto de ser apoteótica (apesar de ter chegado com 40 minutos de atraso). Aguardado por mais de mil pessoas, foi também brindado (brindado diz ela! o desgraçado teve que os ouvir a cantar uma serenata!) com uma actuação da Magna Tuna Cartola, que o homenageado agradeceu, batendo palmas «a esta comitiva de “batmans”».
O mote da vinda de Ricardo Araújo Pereira a Aveiro consistiu na apresentação do recém-editado livro «Boca do Inferno», que resulta da compilação das suas melhores crónicas, publicadas nos últimos anos na revista Visão. Em tom irónico, o autor explicou que a selecção das melhores «inicialmente, resultou em uma página e meia».
Seguiu-se a chamada de atenção para algumas das ilustrações, ressalvando, contudo, «não passarem de bonecada». Sobre algumas páginas coloridas que integram o volume, justifica, dizendo que «fica muito lindo». Termina a exposição, com a projecção da fotografia da contracapa (a mesma que está uns posts abaixo), que completa com «Camisola: 19.90 euros. Calças: 24.50 euros».
A plateia rendia-se a cada piada. Ouvia-se «o que tu queres sei eu!» e «conta ‘a minha vida dava um filme indiano’». Mais a sério, uma espectadora, tomando da palavra, inquiriu o humorista sobre a classificação do Benfica no Campeonato e a diferença de dez pontos que o separa do F.C. Porto. O «Gato Fedorento» desvalorizou a provocação: «10 pontos não é nada, é para maricas», e afirmou, peremptório: «Eu acredito sempre na vitória no Benfica, mesmo que esta seja matematicamente impossível. Não admito que a Matemática decida!».

Cláudia Carneiro do Diário de Aveiro
"

E foi mais ou menos assim que RAP passou por Aveiro deixando um "gostinho de quero mais"!

P.S. - Deixo por enquanto apenas as fotografias que tirámos. Os vídeos que fiz acrescento-os amanhã!

terça-feira, dezembro 18, 2007

Quem melhor para definir Sócrates do que...

...o próprio.


"É verdade, sou um provinciano, fiz-me sem pedir nada a ninguém. Não tenho aliados entre os grandes pensadores portugueses e a aristocracia de esquerda"

José Sócrates, "Libération", 17-12-2007
(Público)

"C’est vrai, je suis un provincial, je me suis fait sans demander la permission à personne. Je n’ai pas d’alliés parmi les maîtres à penser portugais et l’aristocratie de gauche."


É natural que não tenha aliados entre os grandes pensadores portugueses, e de facto Sócrates "fez-se" sem pedir nada a ninguém, ele dá algo em troca, ultimamente tem sido a democracia.
Gostava de salientar que acho imensa piada a pessoas que usam as expressões "fiz-me" e "aristocracia de esquerda". A primeira é engraçada por duas razões, por negligenciar o papel dos pais e por normalmente ser dita por pessoas que dominam bastante bem a arte do tráfico de influências e estão sediadas no bloco central, a segunda porque apela a um certo elitismo das ideias de quem é contra as elites.

Sócrates é um "upgrade" de última geração de Cavaco, ou melhor um modelo 3ª geração de Salazar.

Diz que é uma espécie de Europa democrática

Quando os líderes são "pobres" lá nos vemos obrigados a discutir as bases mais elementares de democracia, aquelas que em bom rigor não seriam alvo de argumentação mas sim a sua base.
Ora soam as trombetas, faz-se uma megafesta em quanto ao mesmo tempo se diz em voz alta que são tempos conturbados, temos acelerar o processo de ratificação do Tratado de Lisboa, a Europa precisa dessa mesma ratificação para ser salva. Quando os alarmes soam, da política para a realidade, em cima da hora, de repente, abruptamente, alertando-nos para uma tarefa que é preciso cumprir...a questão é sempre a mesma, pedem-nos a nossa irracionalidade, o nosso medo para aceitarmos o que racionalmente seria inaceitável. Ora, desta vez pedem-nos que abdiquemos da democracia participativa, lá nos contam uma mentirinha, dizem que a democracia representativa é igual à democracia participativa. Ora a matemática da realidade é esta:

D.P. >>> D.R.
D.P./D.R.= infinito

Ou seja a democracia participativa é infinitamente mais democrática que a democracia representativa, a democracia representativa existe por várias razões lógicas, por exemplo, porque não é temporalmente exequível que as pessoas decidam directamente sobre todas as matérias, é por isso que delegamos poderes, mas nunca os oferecemos...não em democracia.
Obviamente que aceitamos ser representados, a questão é que quem nos representa, "apenas" nos representa, não adquiriu o poder para nos poder ignorar, adquiriu o poder da decisão vigiada. É fácil perceber a relação desigual entre democracia representativa e participativa, Durão foi democraticamente eleito para representar Portugal em 2002, Durão não foi eleito para desrespeitar os 80% dos portugueses que se opunham à guerra no Iraque. Não existem razões lógicas para os líderes evitarem a democracia participativa, foi essa mesma que os elegeu, não é sério que alguém que aceitou a democracia participativa no momento de ser eleito, a menorize mais tarde usando os poderes que lhe foram concedidos por essa mesma tipologia democrática.

Logicamente defendo o referendo, e defendo o referendo independentemente do resultado, aliás que melhor bálsamo para o Tratado do que a ratificação popular, por outro lado, porque haveríamos de recear a opinião dos Europeus?

Belmiro, um democrata compulsivo, adianta que 'Referendo ao Tratado de Lisboa é "supérfluo"'

segunda-feira, dezembro 17, 2007

Bee-licious!

Jerry Seinfeld no bom nível a que sempre nos habituou!

sexta-feira, dezembro 14, 2007

Lá estaremos!

Dia 19 de Dezembro, pelas 16h30m, Ricardo Artur de Araújo Pereira estará na Universidade de Aveiro, no auditório da Livraria da UA, para apresentar o seu livro «Boca do Inferno». A equipa do Coexistência lá estará, prometendo postar depois as lembranças que conseguir trazer.

AQUI fica o artigo completo do jornal online da UA.

quinta-feira, dezembro 06, 2007

"Public Service Announcement"

Decorrerá nos próximos dias 8 e 9 de Dezembro, no concelho de Sesimbra, o Campeonato Nacional de Skimboard SCS Surf Shop 2007, isto é, a mais importante prova do calendário nacional da modalidade!
Esta prova utilizará pela primeira vez na história do Skimboard nacional um sistema de julgamento informatizado, bem como resultados transmitidos em directo no site do Surf Clube de Sesimbra, em www.scs.pt!
Boa sorte a todos os participantes e que ganhe o melhor!

Espera aí, tu queres ver que...mau maria

Zapatero prometeu um bombom caso vencesse as eleições, é de chocolate e chama-se acabar com o imposto sobre o património. Como se sabe, ou caso não saiba devia saber, o governo espanhol actual está conotado com algumas características de esquerda que são do meu agrado, ainda para mais num contexto europeu ultra-liberal e ultra-conservador até parece refrescante. Mas esta notícia é preocupante por duas razões, primeiro é uma forma pouco digna de fazer política, visto que estando já no poder Zapatero alicia com algo caso seja reeleito, e, segundo, porque parece ser um aliciante a quem não precisa assim tanto de aliciantes...ou seja as classes altas. No entanto, Zapatero adianta que este é um imposto "que recai sobre as classes médias" e para o qual os ricos "encontram fáceis mecanismos de isenção". Na notícia podemos ler que este imposto recai sobre 1 milhão de espanhóis, das duas uma, ou até a classe média conhece esses mecanismos ou a classe média em Espanha tem somente 1 milhão de pessoas com património tributável...humm, não sei não, cheira-me a esturro.
Onde conta, ou seja na vida económica dos que mais precisam, o socialismo acaba "sempre" por ficar na gaveta à espera de "melhores dias". Sim, eu sei que o PSOE não é socialista, mas então que se vejam livres desse nome incómodo.