terça-feira, outubro 23, 2007

Sinónimos


Sócrates terá dito:
"Não decidir significa falhanço..."

Estou solidário e dou uma ajudinha neste jogo de sinónimos:
- Desemprego significa falhanço
- Emprego precário significa falhanço
- Corrupção significa falhanço
- Défice democrático significa falhanço
- Endividamento das famílias significa falhanço
- Incapacidade para lidar com o contraditório significa falhanço
- Populismo significa falhanço
- Marketing político significa falhanço
- Não referendar o tratado significa falhanço
- Não receber Dalai Lama significa falhanço
- Autoritarismo significa falhanço


Por outro lado, se tivesse dito que decidir significava sucesso, aí a coisa ficava difícil...

Fim da recessão democrática


Caso encerrado, a democracia polaca pode agora recuperar folgo e, principalmente, recuperar o título de democracia. Os liberais vão agora manter o rumo da direita, mais europeia, uma direita que sabe manter as aparências democráticas o suficiente para poder exercer políticas de injustiça sem grandes sobressaltos.

(o ícone da direita irá desaparecer simbolizando o fim desta tirania)

sábado, outubro 20, 2007

Direcção: errada; Sentido: em frente

"A corrida aos pólos norte e sul

A corrida às regiões polares, que possuem condições únicas para o estudo glaciar e climatológico, mas também para o estudo dos mecanismos de adaptação a ambientes extremos, é reveladora de como a crise energética mundial e o problema das alterações climáticas não está a motivar mudanças estruturais de comportamento nas grandes potências.

As disputas territoriais pelo Ártico e a Antártida agudizam-se. A possibilidade de exploração das enormes reservas de petróleo, gás natural e minerais aí presentes e de novas vias de transporte para o comércio internacional tornaram-se, no contexto actual, muito apelativas.

No início da semana foi a vez do Governo Britânico reivindicar a soberania sobre vários milhares de quilómetros quadrados na Antártida, contrariando o espírito do Tratado assinado em 1959 que salvaguarda este território como património da Humanidade e consagra-o à paz e à investigação científica. O Protocolo de Madrid, que entrou em vigor em 1998, declarou esta zona como reserva natural, interditando a exploração de petróleo e de gás no fundo do mar e a extracção de minerais.

Actualmente, cerca de 5/6 do território da Antártida está a ser reclamado por sete países.

No Ártico, o derretimento do gelo provocado pelo aquecimento global torna disponíveis o que se julga ser ¼ das reservas mundiais de petróleo ainda por explorar, abre novas zonas pesqueiras de espécies valiosas, como o salmão e o bacalhau, e novas explorações de minerais (diamantes, ouro, prata, chumbo, cobre, zinco). Abre ainda uma nova rota de ligação entre o Pacífico e o Atlântico, podendo constituir-se como uma alternativa bem mais curta que o Canal do Panamá, por onde passam actualmente centenas de milhões de mercadorias entre a Ásia, a América e a Europa.

A Rússia protagonizou recentemente um acto simbólico de reclamação da posse de uma zona do Ártico, mas outros países aí têm manifestado os seus interesses, como sejam os E.U.A, Noruega e Dinamarca.

Segundo o Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, o aquecimento no Ártico é o dobro do registado no globo. As temperaturas no topo da camada de permafrost (contendo enormes reservas de metano, um poderoso gás de efeito de estufa que pode acelerar o aquecimento global) aumentaram em geral mais de 3ºC desde os anos 80. As suas piores previsões apontam para que em 2050 o degelo do Ártico seja total, mas já existem outros estudos que apontam para 2020. Também a Antártida está a derreter.

Esta corrida às regiões polares, que possuem condições únicas para o estudo glaciar e climatológico, mas também para o estudo dos mecanismos de adaptação a ambientes extremos, é reveladora de como a crise energética mundial e o problema das alterações climáticas não está a motivar mudanças estruturais de comportamento nas grandes potências.

Manter o actual paradigma energético assente nos combustíveis fósseis e acentuar a exploração de recursos naturais e a expansão do comércio internacional continua a sobrepor-se à necessidade global e urgente de travar as alterações do clima com justiça social. Preservar estes ecossistemas únicos é fundamental para assegurar o futuro sustentável do Planeta.
Rita Calvário"

Quando o banditismo tem enquadramento legal

Bandido em Portugal é um "pilha-galinhas", e embora este seja efectivamente um bandido, parece-me que os portugueses estão pouco sensibilizados para outro tipo de bandidos que os lesam bastante mais. Assim, vejo-me obrigado a falar da instituição bancária Millennium BCP, recentemente conhecida por ter perdoado uma dívida ao filho de Jardim Gonçalves, agora o BCP recorre servindo-se da benevolência (activa) estatal para com a corrupção. Obviamente que esta denúncia parece ser uma jogada de bastidores nesta luta pelo poder no BCP, tanto que o boçal Joe Berardo já se apressou a pedir que o caso seja investigado. Mas essas querelas entre gente boçal, corrupta e corruptora não é parte vital e de interesse público. Aquilo que quero chamar a atenção é para o facto de o recurso do BCP ter enquadramento legal, ou seja, quem, independentemente de segundas intenções, trouxe a público a corrupção nesta instituição privada...deverá ser punido por lei. Mais curioso ainda, é que provavelmente não existe enquadramento legal que permita punir o claro favorecimento concedido a um descendente do Presidente do Conselho de Administração do banco em causa. Portanto, esta denúncia provavelmente até terá somente os efeitos desejados, servir intentos internos na luta pelo poder, mas sem consequências legais para estes prevaricadores da Lei.

Aliás se queremos compreender como estas injustiças vigoram na sociedade portuguesa, basta ler o relato de Cravinho para perceber que inactividade e complacência pouco se distanciam de corrupção activa.

A garantia da liberdade de não dar garantias

Atenção, imagens de violência contra animais




Como sabemos, o mercado livre funciona bem por si só, sem necessidade de intervenção, pelo menos é esta a crença dos neo/liberais...
Mas como sou ateu, eu cá não acredito, sou desconfiado até de quem é "independente" e regula. Encontramo-nos num cenário de mercado livre, de oferta abundante, de variedade, mas se por um lado houve uma evolução exponencial nos bens de consumo, essa evolução não foi acompanhada por garantias de segurança ao consumidor. O consumidor deve saber que é barato, cheira bem, sabe bem mas saber as condições da produção, isso agora...é segredo empresarial. Acontece que os segredos empresariais podem ser negros, como o que podem visionar no vídeo acima que é referenciado pelo Golfinho, e se não nos sensibilizarmos pelos maus tratos animais, ao menos, que nos sensibilizemos pelos riscos acarretados para a nossa saúde. A PETA apela à adopção de um regime alimentar vegetariano, mas eu acho que devíamos ir mais longe, devíamos atacar o mal pela raiz, porque sem regulação no mercado, até a vida de um vegetariano fica complicada. Acontece que até os vegetais, saudáveis por si só, não o serão quando sujeitos às manipulações que mais convierem aos intentos do lucro fácil, logo se não queremos voltar à ruralidade e perder todas as vantagens de uma sociedade moderna, temos de defender um desenvolvimento sustentável, temos de regular, temos de nos vigiar mutuamente.
A ASAE em Portugal deu passos no bom sentido, mas o problema da ASAE é que não está a actuar no espectro todo e como tal está a inserir injustiça num mecanismo que pretende introduzir justiça. Ou seja, concordo plenamente que a ASAE seja rigorosa nos mecanismos de controlo de segurança alimentar, ninguém no seu perfeito juízo pode condenar essa acção por si, aquilo que falta é estender essa garantia às grandes empresas. Se visitarmos o site da ASAE
ficamos com a sensação de estar perante um orgão que pretende garantir que as grandes empresas vêem os seus direitos comerciais garantidos, isto porque podemos ler sobre apreensões de DVD/CD's piratas, fiscalização de acessos ilegais à TV Cabo..."apreensões" de camarão na Costa Nova. Ou seja, não estou a defender os acessos ilegais, nem o comércio de DVD/CD's piratas, estou a constatar que a actuação não se está a efectuar ao mercado todo. Nunca vi noticiado, "ASAE pune TvCabo por restringir transmissões televisivas pagas pelos clientes a pedido da SporTv", "ASAE confisca computadores que obrigam comprador a adquirir Windows Vista"... Ao não se actuar perante o mercado todo, a ASAE in/conscientemente apenas serve de garante dos interesses das grandes empresas, introduzindo injustiça no mercado e não garantindo na sua plenitude a segurança e garantia que os consumidores merecem.
É fácil de perceber por que nos restringimos em certos aspectos da nossa liberdade, é precisamente para garantir outros...

sexta-feira, outubro 19, 2007

C'est une espèce de plagiat

A canção que os Gato Fedorento cantam é nada mais nada menos que uma versão da canção "Petite mèche de tes cheveux", da autoria do mítico Claude François (cantor conhecidíssimo do universo francófono e não só, aliás é da sua autoria a canção "Comme d'habitude" que ficou imortalizada por Frank Sinatra com o título "My Way", depois de uma adaptação para inglês pelo cantor canadiano Paul Anka) e até a dança é ligeiramente inspirada!

Há coincidências do caraças, não há?

quinta-feira, outubro 11, 2007

Futebol é desporto...

Rugby talvez não seja... ou pelo menos para a SportTv não é. Digo isto porque durante o Mundial de Futebol de 2006, a SportTv impediu as transmissões dos jogos pelo canal M6 da TvCabo.
Agora que o Mundial de Rugby está a decorrer, as transmissões dos jogos no canal TV5Monde estão a ser transmitidas tal como acontece nos outros países em que o canal existe.

Os telespectadores "agradecem" o facto de um canal privado "permitir" que outros canais (pagos por esses mesmos telespectadores) difundam as suas transmissões livremente por esse Portugal fora.

No próximo sábado, pelas 19h, vai ser transmitida a meia-final entre a França e Inglaterra!

P.S. - vou torcer pela França!

É que gostam mesmo de animais!


PPD/PSD - Alguns factos sobre o partido:

1) Francisco Manuel Lumbrales de Sá CARNEIRO foi o seu fundador...

2) No "longínquo" ano de 1994, uns estudantes em manifestação em frente à AR ostentavam um cartaz no qual chamavam VACA à então ministra da educação Manuela Ferreira Leite...

3) Durante a campanha eleitoral de 2002, a esposa de Durão Barroso dedicou publicamente ao marido um excerto de um poema de Alexandre O'Neill, "comparando-o" a um CHERNE...

4) Em Outubro de 2007, Pacheco Pereira lança o livro "O Paradoxo do ORNITORRINCO - Textos sobre o PSD"... Diz que resolveu dar-lhe este título porque o PSD tem alguns paradoxos, tal como um ornitorrinco: (não me lembro ao certo das palavras de PP mas a ideia é mais ou menos esta) parece uma lontra mas tem um bico de pato, é um animal pacífico, mas pode ser extremamente agressivo; e o PSD tem gente de muitos quadrantes, é uma mistura de ideais, portanto, tem características paradoxais e por aí fora...

Conclusão a que cheguei depois de uma análise e uma reflexão exaustivas (que devem ter durado 2 micro-segundos e durante as quais se me atravessaram uma avestruz e um cágado pela frente): só por causa de ter proferido semelhante jumentada (sem ofensa para os animais), Pacheco Pereira já devia ter agradecido publicamente e com menções honrosas à União Zoófila, ter proposto a condecoração da instituição no dia 10 de Junho e fazer-lhe avultadas contribuições mensais. E os restantes membros do partido também deviam contribuir para a UZ.

Aliás, jumentos é o que não falta a esse partido...

domingo, outubro 07, 2007

Mas quando?

Quando é que a Judite de Sousa aprende a fazer Grandes Entrevistas como esta?
Independentemente de quem entrevista, Jon Stewart prova todos os dias que "sabe da poda"!

Para ver! (são só oito minutos)

terça-feira, outubro 02, 2007

Gatinhos já lambem as beiças

A entrada de Menezes na cena política, e digo cena política e não actividade política porque acho que sabemos que Menezes nunca se arriscaria a enveredar por esses caminhos...de cariz político. Assim, este entra mesmo em cena política, num palco onde actua e, portanto, como é a fingir ninguém leva a mal. Obviamente o humor em Portugal está prestes a entrar ebulição, assim há quem já afie as unhas e aborde o berço dos próximos textos humorísticos.