terça-feira, março 28, 2006

Segue segue segue...

...apanha com uma manif de 1 milhão numa semana NUM BIRA, apanha com outra de 3 milhões na semana seguinte (como já não se via há 20 anos) NUM BIRA...mas será que este sacana não se cansa? É que pelos vistos, a sua entourage já começa a estar farta de tanta teimosia. O ilustre Sarkozy está numa de cultivar a sua indiferença (pudera já está com o olho nas Presidenciais 2007) que, de resto, nada tem de indiferença pois já fez questão de evocar a utilidade de "esperar que as negociações terminem, antes de qualquer iniciativa de aplicação do CPE" tendo também apelado à suspensão da lei e à abertura das negociações. Só é pena que o tenha feito "nas costas" do PM! (Sabidão!)
Entretanto, Dominique de Villepin continua a sua rota (sabe-se lá para onde) martelando o mesmo discurso que se tem vindo a ouvir nas últimas semanas, ou seja, "negociações só depois da aprovação da lei" (o que o vai deixando cada vez mais isolado). O que vale é que os sindicatos também mantêm a sua rota (firmes e hirtos) e já agendaram nova manifestação para dia 4 de Abril (que, a ver pela mobilização registada, será ainda maior que a de ontem!), mantendo a promessa de o fazerem todas as semanas!
Outro dos pontos para o qual gostaria de chamar a atenção é o tratamento (quase nulo) que os jornais e TV em Portugal têm dado a este assunto! Para além de darem pouca ou nenhuma informação, têm "focado" apenas o que lhes interessa! Serei eu que estou desatento ou há razões para estarmos de pé atrás?

segunda-feira, março 27, 2006

Do PS socialista...



...chega-nos este post. Paulo Pedroso fala sobre a situação do PSD e faz o paralelismo óbvio com o PS, a mim este paralelismo diz-me muito porque é por esta forma de estar na política (e pela política em si) que eu me afasto dos partidos do bloco central (atenção, para mim bloco central é o mesmo que dizer direita e direita moderada). A situação de Ferro Rodrigues diz-me muito, e diz-me muito porque foi quando finalmente percebi que políticas de esquerda têm muito pouco espaço no PS e são até um "alvo" a abater.

domingo, março 26, 2006

Desemprego=inevitável?

Ora aí estão mais uns que sem "contemporizar a óptica do empregador" querem demonstrar por A+B que eles (empregadores) nos andam a querer enrabar (ainda mais)!
"O BE quer envolver sindicalistas e sociólogos, economistas e autarcas, investigadores universitários e activistas sociais na preparação de uma plataforma de discussão em que se demonstre que o desemprego, ao contrário do que sustenta o "discurso hegemónico" na sociedade, "não é uma inevitabilidade." (Só mesmo num país como o nosso é que é necessário demonstrar uma banalidade destas!) Mas para além disto os pobres bloquistas ainda vão fazer uma Universidade de Verão que vai ter lugar no mês de Julho, pretendendo-se que nesse encontro exista um "cruzamento de experiências sobre formas de criação de emprego". (É preciso ter espírito de missão!) O que vale é que "as iniciativas contra este "apartheid social" vão terminar com uma Marcha Nacional pelo Emprego, agendada para o mês de Setembro." (Só espero é que esta marcha resulte em qualquer coisa parecida com as manifs que estão a acontecer neste momento, em França!) E digo isto porque penso que só através de rupturas (e não com reformas) é que um país consegue avançar verdadeiramente! Por isso afirmo: VAMOS DAR UM "PÉ NA BUNDA" AO BLOCO CENTRAL!
P.S. - o texto a verde completo encontra-se aqui.

sábado, março 25, 2006

Solidariedade lusa



Nove portugueses e um espanhol detidos em Navarra na operação “Fado”
Isso mesmo, nove portugueses não tiveram problemas em sujeitar seus compatriotas a um regime esclavagista, o facto de o décimo detido ser espanhol não lhe confere nenhuma aura desculpabilzadora, obviamente.
Em relação a isto tenho a dizer que defendo uma abertura de fronteiras, sendo que a exploração vive da condição ilegal das pessoas. Se abrirmos fronteiras não condicionamos a pessoas a viver num regime que não lhe agrade e não a conduzimos para um estado de ilegalidade que favoreça a criação de máfias de exploração.

É demais...

...daqui a mais estamos a anos-luz da Espanha.
Isto porque em Espanha estão a dar-se os primeiros passos para ser aprovada a clonagem terapêutica.

Sexy reaças...

Alguém vislumbrou no António Pires de Lima um indivíduo "sexy", por mim tudo bem.
Agora escrever um artigo destes num diário como o DN???
Ainda não estou em mim, é que é mesmo fraco, sendo assim fico à espera do convite para escrever no Der Spiegel.
Não escolhi o Der Spiegel ao acaso, podia ter dito para o Público ou para a Time, mas disse para o Der Spiegel porque não tenho capacidade para escrever num jornal e muito menos sei alemão. Mas este artigo veio abrir um horizonte de possibilidades.

quinta-feira, março 23, 2006

Publicidade gratuita

Faltam apenas 24h para a estreia na RTP1 (leia-se Rê Tê Pum) mas quem estiver completamente FNI e não aguentar nem mais um segundo, pode sempre clicar nos links e ver os vídeos exclusivos de dois "soquetes" novinhos em folha!
Vìdeo 1
Vídeo 2

Aveiro, Cheias de 1938 [2]

Segundo informação gentilmente cedida pelo Roteia podem encontrar aqui as fotos e autor.












Aveiro, Cheias de 1938 [1]









quarta-feira, março 22, 2006

Ameaças sérias a uma ditadura estável



Finalmente já se começa a ouvir aqui e ali que de facto existe um défice democrático na Madeira (eufemismo). Mas temos de reconhecer que está ali uma ditadura estável, ora as comemorações do 25 de Abril são uma clara ameaça à estabilidade, é preciso eliminar as ameaças.
A imbecilidade e boçalidade de Alberto João Jardim têm sido alvo de chacota e de pouca intervenção, está na hora de se exigir democracia e acabar com esta ligeireza. Ignorar o 25 de Abril é ignorar a democracia, nem mais nem menos, a democratização deste país está de forma inevitável ligada a esta revolução. Este acabar com as comemorações do 25 de Abril é simplesmente inaceitável, ainda por cima sabendo de antemão a importância que é dada a outras festividades como o Carnaval. Podemos continuar a dizer que a Madeira é um sítio onde palhaços governam ou podemos começar a exigir democracia, porque no meio desta palhaçada a famosa liberdade de expressão que tanto prezamos não está salvaguardada. Relembro assim o episódio em que AJJ perante notícias menos favoráveis ameaçou fechar um jornal...

Querias fantoches


Blair queria um fantoche que fosse falar com ele e que assim desse a ideia de que Blair se preocupava com o ambiente. Infelizmente nem tudo o que é artista está disposto a ser fantoche lambe botas, Thom Yorke dos Radiohead pelo menos não deixa que lhe ponham as mão na traseira para posterior manipulação.

Mesmo a propósito

Depois de aconselhar a ler o texto do Ricardo agora esta notícia vem mesmo a propósito.
O resultado de um governo que cria rupturas com o anterior, um governo que vez avanços incríveis em temas ditos fracturantes, o cessar fogo da ETA é uma prova de sucesso. Este governo de Zapatero em vez de optar pela demonização e inflexibilidade que caracteriza governos anteriores decidiu agir, negociar e com certeza que vai conseguir muito mais para a população espanhola negociando com a ETA do que limitando-se a julgar as atrocidades sem com isso propor qualquer alternativa de resolução. É um bocado como a história internacional do terrorismo, aqueles que fazem do combate ao terrorismo uma bandeira e que são inflexíveis a qualquer tipo de resolução que não seja a violência acabam por exponenciar o terrorismo, ainda veremos se o fazem por ignorância ou por chico espertismo. Algumas potencias ocidentais são neste momento fungos que vivem numa relação simbiótica com o terrorismo, vivem às suas custas e simultaneamente alimentam-no.

Um pouco de surrealismo...

PARA BEM ESCLARECER AS GENTES
QUE AINDA ESTÃO À ESPERA,
OS SIGNATÁROS VÊM INFORMAR QUE:
se tornaram pessoas honradas e estão à espera de alguns netos
aderiram à literatura, com que o país vai ganhar imenso ( e eles também)
já estão a acreditar em toda a gente
alugaram casas - por sinal de rendas elevadas - onde darão chás todas as
sextas- feiras (à inglesa, é claro)
os signatários vão ser bons, vão ser justos, vão ser públicos, vão ser certos. Já telefonaram
vão estar exaustivamente atentos ao Movimento Marítimo - entradas e saídas de barcos a vapor
vão levantar das suas mesas de quarto e de café as barreiras aduaneiras que tanto
têm impedido os bons entendimentos
desejariam tornar-se normalmente assíduos aos chás dos Senhores Doutores Mário Dionísio, Delfim Santos, e Da Costa Braga. O Doutor José Augusto França já tem menos que esperar
já têm por aí um peixe frito
e que, mantendo
VÃO FAZER 10 EXPERIÊNCIAS
Mário Cesariny, Mário Henrique Leiria (1951)
in Mário Cesariny, Antologia do Cadáver Esquisito (1961)

terça-feira, março 21, 2006

Leitura obrigatória

Aconselho vivamente a ler este texto do Ricardo do Filho do 25 Abril.

É para rir com certeza

"Portugal é 'bom aluno' na responsabilidade social"

Eu estranhei o título, mas depois de ler mais um bocadinho fiquei mais descansado, afinal de contas continuamos no mau caminho.
Apesar de estarmos no bom caminho não nos é dado um exemplo sequer no artigo que corrobore isso, garantem-nos que assim é mas dar exemplos...tá quieto.
Aqui estão algumas frases para se perceber o que pensa Nathalie Ballan que diz que Portugal está no bom caminho no capítulo da responsabilidade social das empresas.

"há uma tendência irritante de associar os males do Mundo às empresas". "Há uma confusão de registo, encorajada pelos movimentos anti-globalização"

Ou seja a exploração das multinacionais dos países mais pobres é pura ilusão, assim como as fusões que são tentativas de concentração e aniquilação da concorrência e que envolvem despedimentos massivos também são ilusões de lunáticos anti-globalização.

(a empresa)"não é o Pai e a Mãe do trabalhador, não é da sua responsabilidade a vida quotidiana dos seus colaboradores"

Ou seja as empresas não são pais e mães e nem podem se não com certeza teriam muitos problemas de consciência, a tratar os filhos como tratam...

Se Portas fala sobre arte...



...eu devia falar sobre teatro de revista mas não se preocupem que tenho bom senso e não o vou fazer. Queria apenas relembrar que um rapaz chamado Paulo Portas (a.k.a. Catherine Deneuve) tem um programa (que eu ainda não vi) sobre o "estado da arte", ora o mesmo que desperdiçou imenso dinheiro estatal para comprar submarinos (malditos símbolos fálicos) vem agora falar do estado da arte.
Provavelmente deve ser um programa de duas horas em que o mesmo se retracta por não ter feito nada pela arte quando estava no governo, tendo por oposto comprado submarinos para nos defender da ameaça dos gambozinos aquáticos. Sim eu sei um submarino pode não ser um desperdício total de dinheiro, mas há prioridades e um submarino não era uma delas.

O Elixir do Dr. Doxey (1)

Em notícia publicada hoje no Público, dá-se conta de dois projectos a apresentar amanhã no Parlamento que têm como objectivo reduzir o insucesso e o abandono escolar. E como é que isto se vai fazer? Através da colocação nas escolas de licenciados no desemprego, para apoiar alunos com dificuldades e estudantes imigrantes. Parece-vos bem? A mim também! No entanto, peço mais um minuto de paciência pois ainda não acabou! Em primeiro lugar, os proponentes sugerem que "estes técnicos qualificados" sejam integrados "em equipas multidisciplinares de apoio especializado, que devem funcionar em estreita ligação com os órgãos de gestão das escolas JÁ A PARTIR DO PRÓXIMO ANO"! (Não me façam cócegas que eu desato à gargalhada!) Em segundo, porque se prevê que depois da aprovação do projecto (se o for), os licenciados terão um período de formação "através de parcerias estabelecidas com universidades, institutos politécnicos, associações de professores ou serviços públicos com trabalho desenvolvido junto de crianças e adolescentes em risco". (É já a seguir!)
De facto, os meses que separam Abril de Setembro são mais que suficientes para que a proposta seja aprovada; para seleccionar os docentes mais qualificados (ainda estou para saber como); para que seja ministrada a formação necessária a todos os membros das equipas; e para formar as equipas de acordo com as necessidades específicas de cada grupo de alunos! (Então não?)
Quanto ao segundo projecto é "concebido nos mesmos moldes, mas orientado especificamente para a integração de alunos imigrantes ou descendentes de imigrantes", ou seja, "promover o domínio da língua portuguesa junto daqueles estudantes, facilitando a sua integração e sucesso escolar"! Parece-me bem! Se o Sócrates conseguiu implementar o Inglês na primária de Fevereiro a Setembro do ano passado por que é que não se consegue fazer o mesmo com o Português? Talvez a solução passe por fazer com que os professores que já estão colocados ajudem os alunos que não dominam a língua (coisa que já se faz), deixando os desempregados a "chuchar no dedo" e os primeiros com horas extra para além das aulas de substituição!
Para o grupo parlamentar que apresenta estes projectos é uma maneira simples de responder simultaneamente a três problemas: "o insucesso/abandono escolar; a questão da integração dos alunos imigrantes; e a ocupação e APROVEITAMENTO de milhares de professores desempregados e outros licenciados que não encontram um trabalho adequado às suas habilitações"! Estou maravilhado! Maiusculizei o termo "aproveitamento" por razões óbvias: dar a mão aos pobrezinhos dos desempregados APROVEITANDO as suas qualificações em troca de um subsídio de desemprego e a contagem do tempo de serviço para mim tem um nome: EXPLORAÇÃO!
(1) - Dr. Doxey - personagem do sétimo álbum de Lucky Luke que possuía a poção que curava todos os males, maleitas e afins!

segunda-feira, março 20, 2006

Começa a ficar apertado

Com o PS a reclamar o chavão de esquerda moderna e simultaneamente a ocupar o espaço da direita, a esquerda fica folgada e a direita está tão apertada que alguém vai ter de saltar.
Este rebuliço tem duas razões, a vitória de Cavaco e um PS que surpreende pela capacidade de conquistar espaço à direita.
No CDS-PP os "portistas" não querem ir já a jogo e no PSD andam a brincar mas ainda não decidiram as regras.

domingo, março 19, 2006

She hate me

Confesso que até à data ainda só tinha visto um filme de Spike Lee. Tinha como protagonista Edward Norton e o título era "25th hour". Até nem desgostei do filme mas também não fiquei muito impressionado. Agora com este "Ela Odeia-me" fiquei deveras surpreendido! Começando por uma das histórias ficcionais mais consistentes que tenho visto, passando por um tratamento das informações que nos vão sendo dadas ao longo do filme bem delineado, e uma conclusão que me fez lembrar o romance "A Troca" de David Lodge, só posso dizer que gostei e muito! Para além da intriga principal o realizador ainda nos brindou com um desenrolar de acontecimentos paralelo que critica o status quo nos Estados Unidos (ironizando com o incontornável Pres. Bush, as grandes corporations, a opinião pública e por aí adiante)! Resumindo, o meu conselho é este: vejam ou revejam se for o caso porque este filme vale mesmo a pena! Abraços e boa semana!
P.S. - mais informações sobre o filme AQUI.

sexta-feira, março 17, 2006

Já agora...

Queria apenas referenciar que agora também participo no blogue O quarto poder, juntamente com o Karim e o Miguel.
Aliás este aviso é um misto de publicidade e um alerta de segurança, porque um blogue que junta três esquerdistas ferrenhos em que todos eles nutrem a mesma simpatia pela administração norte americana, é um potencial atentado à direita. É um grupo de terroristas de esquerda, ainda por cima jovens e vigorosos (é só garganta) que dificilmente recusam uma proposta que envolva não sei quantas virgens (aqui falo mais por mim...eheheh).

Obviamente queria também agradecer o convite, é sempre bom saber que não se importam de ter bitaitadas aqui do je num blogue que se pautava pela seriedade e rigor informativo.
Afinal já acredito no determinismo (ironia), era meu destino estar num blogue cuja nota de rodapé é uma citação desse grande filósofo Sartre.

quinta-feira, março 16, 2006

Olhó o gajo...

Não é que um dos colaboradores deste blogue decide criar um blogue e ainda por cima decide não dizer nada.
Quer dizer um gajo é um patrão porreiro, não exige horário fixo e ainda recebe destas recompensas...
Vai haver sangue...no entanto fica aqui o link para o blogue do audaz, do corojoso e principalmente do inconsciente Pedro Corga. Inconsciente vais ficar quando eu te vir...ou dás "corga" aos sapatos ou vai haver molho.
(Pus-te um link na lista de blogues à maneira)

Foto(s) da semana


"A questão já se colocava desde a campanha eleitoral para as presidenciais de Janeiro último: em caso de vitória de Cavaco Silva, como seria a convivência do primeiro Presidente social-democrata com o Governo de maioria absoluta socialista? No dia da tomada de posse, os inquilinos de São Bento e Belém não se pouparam a sorrisos..." in Visão

Os criminosos querem mais

(Na figura ao lado pode ver-se o habitual disfarce da ignorância, com a diferença que para este espécimen (pessoa acéfala) é carnaval todos os dias)










Se pessoas ainda duvidam do poder do dinheiro, veja-se a irracionalidade de quem mantém a caça a animais por motivos que nada têm a ver com a sobrevivência da espécie humana. Ok, tirando as tias que ficavam "para morrer" se não tivessem um casaquinho de peles para que as suas imagens brilhem com tanta intensidade que ofusquem o vazio que as habita.
Pior ainda, pretende-se aumentar a quota com pretextos de que a espécie está a ficar demasiado numerosa, registo também a vulgaridade a que a hipocrisia está a ser condenada, os políticos têm usado e abusado de argumentos falacciosos de plena consciência o fazem e com plena consciência que a população também o sabe.

Na na nada disso

Nunca pus em causa as tuas qualidades de ser receptivo e tolerante a diferentes sensibilidades políticas, Golfinho...
Aliás sendo de esquerda também nunca fiz juízos de qualquer dualidade em relação a ditaduras, uma ditadura é a negação dos pressupostos que eu (assim como qualquer democrata) defendo. Não fico satisfeito pelo facto dos chineses serem explorados por um regime comunista, assim como não fico satisfeito pela exploração da pobreza por regimes economicamente ditatoriais (a.k.a. democracias ocidentais).
Subscrevo qualquer uma das causas que enunciaste , sendo que uma que eu acho fundamental é mesmo a questão das quotas e restrições aos produtos africanos, é necessário que sejamos mesmo democratas na questão negocial. Todos estes mecanismos visam nos perpetuar como países ricos e simultaneamente perpetuar os países africanos como países pobres, nesse sentido a reclamação do Bono tem todo o sentido.

O Dito Cujo não dorme

E ainda bem, porque enquanto "morcões" como eu andam a dormir em pé, o Dito Cujo tem o condão de acordar, mesmo que seja para uma realidade previsível.
Além disso apresenta uma concepção "sui generis" da bandeira dos E.U.A. que por essas terras parece uma bíblia ou um corão que não pode sofrer danos.
E já agora que venha de lá um ataque preventivo ao Irão que isto já estava a ficar aborrecido, espero que o "orelhas"(a.k.a. José Rodrigues dos Santos) não se excite outra vez quando vir em directo imagens luminosas que indicam que o assalto...perdão a guerra legítima começou.

P.S. O software da microsoft é xenófobo e anti-ecumenista, visto que reconhece a palavra bíblia mas não reconhece a palavra corão...até nisto...porra.

terça-feira, março 14, 2006

Desinformando se aprende

Depois de ler este artigo vejo cada vez mais consolidada a minha contestação ao papel da comunicação social.
Um artigo que parece querer relançar a questão da educação está na realidade a preconizar uma visão capitalista do mercado e passo a explicar porquê e aonde, não sem antes criar esta pequena fábula:

Começamos por ser romanceados, quem escreveu este artigo é um verdadeiro cidadão preocupado com a educação porque "Educação na Europa continua a perder terreno, não só face aos Estados Unidos como em relação a potências asiáticas como o Japão, a Coreia do Sul e as emergentes China e Índia. Apesar de estar comprovado que o investimento na Educação "dá lucro", traduzindo-se no crescimento económico, o Velho Continente continua a gastar de menos e mal, condicionado por tradições elitistas e políticas educativas inadequadas à realidade dos nossos dias."

O romance prolonga-se, é nos relembrado aquele velho amor, a educação, o capital do conhecimento, sejamos platónicos e vivamos esse amor apenas na nossa memória sem conspurcações carnais:
"recorda o Conselho de Lisboa de 2000, em que os chefes de Estado da União Europeia estabeleceram a meta de construir "a mais competitiva e dinâmica economia do conhecimento do mundo"

Mas atenção, a memória do nosso amor desvanece, já nem a sua memória parece resistir para que possamos recordar o nosso amor:
"traça o quadro preocupante de uma actualidade em que a perda de competitividade continua a aumentar."

Esqueçam esse amor, sejam fortes e abracem um novo mundo, novas possibilidades:
"O tempo em que a Europa competia sobretudo com países que ofereciam mão-de-obra barata e desqualificada acabou há muito", avisa o relatório. "

Uma moça de contornos que obrigam o sangue a concentrar-se no mesmo sítio acena-nos, esqueça-mos esse romance platónico:
"Hoje, países como a China e a Índia começam a produzir altas competências e custos baixos a um ritmo cada vez maior."


Para ser sincero eu também defendo uma democratização do ensino, defendo que o ensino deve ser acessível a todos, aliás "todos" o defendemos só que depois na prática começam a emergir as verdadeiras prioridades. Veja-se que este artigo está muito preocupado com a Competitividade do ensino, está aqui o primeiro cheirinho de desinformação, nunca no artigo se opina sobre qualidade de ensino ou se apela a reformas qualitativas no ensino. A grande questão está em que é necessário ter muitos doutores e etceteras para que as empresas possam ter muita oferta de mão-de-obra e consequentemente mais barata. Imaginem pessoal qualificado aos pontapés, finalmente (já acontece) as empresas podiam explorar mão-de-obra qualificada, não se ficariam pela menos qualificada, atenção eu defendo que deve haver cada vez mais mão-de-obra qualificada mas não com intuito desta ser explorada. Mais um laivo de desinformação, os países de referência são China (essa pródiga democracia) e a Índia, ou seja o exemplo são dois países que são muito competitivos porque exploram à grande os trabalhadores, atente-se para mais um laivo de desinformação, neste mesmo exemplo já não falam dos E.U.A. porque aí a mão-de-obra qualificada ainda não é explorada.

"Para o autor, a Europa não conseguirá enfrentar a concorrência criando obstáculos aos quadros e às empresas destes países. "

Pois é se calhar não era mesmo de educação que queríamos falar...pois não?

Já que aqui se bateu tanto na educação da Europa, pensem quanto do conhecimento fundamental foi aqui construído, vejam os nomes de grande descobertas do passado, vejam também quanta massa cefálica exportamos. Longe de mim estar a dizer que a Europa é o melhor deste mundo, apenas digo que se faz tábua rasa do nosso património de conhecimento com intuitos capitalistas de fazer a derradeira transformação da mão-de-obra em mercadoria.
Usando argumentos muito apetecíveis e que muitos de nós gostamos de ouvir como estes:
"Para além de se criarem oferta educativas mais "flexíveis e eficazes", impõe-se "reduzir as disparidades entre classes sociais" no acesso à educação superior, e abandonar práticas como "cobrar impostos aos mais pobres para subsidiar a formação dos ricos"."


Oh meu amigo, "o que tu queres sei eu".

segunda-feira, março 13, 2006

O que é a história?

Diz o trava línguas que "a história é uma sucessão sucessiva de sucessos que se sucedem sucessivamente sem cessar" mas até que ponto será isto verdade? Olhando para França e para os movimentos estudantis que têm surgido nas últimas semanas parece-me que a frase faz todo o sentido. Isto porque a "jeunesse" está, segundo o título de um jornal, "en colère". Ora, penso que já todos perceberam que estou a tentar estabelecer uma paralelo com o Maio de 68. Mas a que se deve esta insatisfação mais ou menos generalizada dos estudantes universitários? Por aquilo que já consegui perceber, e devo dizer que a minha pesquisa não foi aprofundada, há factores bastante importantes em jogo. No entanto, o cerne da questão parece-me estar na aprovação de um projecto de lei para a igualdade de oportunidades face ao emprego. Até aqui parece tudo bem mas já se sabe que estes "presentes" do governo trazem sempre algum "veneno". Não só porque este projecto de lei prevê a aplicação de um "famigerado" CPE (que consiste num primeiro contrato entre os jovens e as empresas) mas também porque durante o período de experiência deste CPE (2 anos) qualquer trabalhador com menos de 26 anos pode ser despedido sem motivo. E esta é só a mais conhecida das "dores de cabeça"! Segundo as palavras da jovem Loubna Belrhali de 22 anos apenas "O governo apresenta este contrato como trampolim para o emprego, mas é apenas a promessa de um eterno regresso à casa de partida." Não querem lá ver? Já a formiga tem catarro! Digo isto porque o governo francês disponibilizou no seu site algumas respostas às FAQ acerca do CPE e nelas encontrei alguns dados interessantes! Em primeiro lugar o próprio governo admite que este CPE é um contrato de duração indeterminada. Em segundo porque (e isto é apresentado como uma vantagem) este contrato prevê garantias como a protecção reforçada em caso de despedimento. Definindo o conceito de protecção reforçada (apresentado no mesmo site) podemos constatar que em caso de rescisão do CPE, é fornecido pelo Estado um subsídio de 490 euros por mês, durante um período de 2 meses. (Meu Deus tanto dinheiro!!!) E a partir daí? Bom, acho que a única solução passa por tentar obter, NOVAMENTE, um subsídio de desemprego, isto é, o tal regresso à casa de partida de que falava a Loubna. Mas para não me alongar muito vou voltar ao paralelo com o Maio de 68! Resolvi escolher este período da história francesa pelas semelhanças (que ainda são algumas embora sem haver uma generalização do movimento) e também por algumas diferenças que se notam.
No que diz respeito às semelhanças, em 68 tentava-se implementar um novo sistema de diplomas universitários que iria criar injustiças flagrantes; a maioria dos estudantes opunha-se à guerra do Vietname e à tentativa do imperialismo norte-americano de restabelecer o seu controlo no Sudeste asiático. Para contrariar tudo isso, os estudantes começaram por invadir a Sorbonne. Como nunca fiz nenhuma sondagem acerca das razões do descontamento actual posso apenas falar dos protestos anti-CPE (que é, pelas razões que acima enumerei, francamente injusto) e das semanas que a França passou "a ferro e fogo" aquando dos confrontos entre os jovens dos bairros sociais e a polícia. Facilmente se percebe que as razões flagrantes para esta revolta são de natureza laboral, mas se querem saber a minha opinião, uma boa parte desta gente não verá com bons olhos a guerra no Iraque e o imperialismo americano a querer impor-se ao Irão, à Síria entre outros (nem vou falar do Afeganistão porque considero que aí o imperialismo já triunfou).
Em relação às diferenças, podemos afirmar que o movimento (até agora) não está, nem de perto nem de longe, generalizado na sociedade francesa. No entanto, os violentos protestos a que assistimos há alguns meses (com carros queimados e confrontos com a polícia) também estavam relacionados com políticas, ou ausência delas, relacionadas com emprego. Outra grande diferença é que França é um dos países mais inovadores no que diz respeito à legislação laboral (a eles devemos a semana de 40h de trabalho, por exemplo) e neste momento, através deste projecto de lei, está a tentar legitimar a criação de uma geração de sacrificados. É caso para perguntar: "Onde é que já vai o ideal da revolução de 68 ?" Já se sabia que estava morto mas a vir a ser aprovada esta lei é caso para dizer que já foi digerido pelos vermes e está neste momento a viver sob a forma de vegetal.
Na passada quinta-feira deu-se início ao movimento de protestos estudantis (estima-se que entre 30 a 45 Universidades num total de 84 estiveram em greve ou boicote às aulas), na semana que agora se inicia espera-se que mais se juntem e o governo já começa a dar sinais de preocupação pois no domingo à noite, no telejornal da TF1 o PM Dominique de Villepin anunciou que ia propor a criação de "garantias suplementares" para o CPE. No entanto, os líderes estudantis afirmaram que o PM não percebeu a juventude, que usou os mesmos "argumentos enganadores" que vinha usando desde o início da polémica e que a sua proposta "não é sincera". Numa semana que se prevê decisiva, Nicolas Sarkozy continua "a curtir" a sua estadia nas Antilhas de onde tem tentado gerir a crise mas, pelos vistos, sem sucesso. Foi outra das razões pelas quais decidi fazer o paralelo com o Maio de 68 pois nessa altura o PM esteve fora de Paris entre 2 e 11 de Maio enquanto que o General De Gaulle partiu em viagem oficial de 14 a 19 do mesmo mês.
Espero ter conseguido explicar e clarificar a minha posição face a esta situação e gostaria que quem tivesse mais informações as trouxesse para a discussão. Eu, pela minha parte, prometo voltar a este assunto assim que obtenha mais dados.

sexta-feira, março 10, 2006

Conceitos novos


Nove pessoas, alegadamente vítimas de suicídio colectivo, foram encontradas mortas no Japão...
Fazendo tábua rasa sobre o assunto do suicídio, reparo no pequeno pormenor de se tratarem de vítimas de suicídio, com certeza este é um caso único e paradigmático.

vítima: fig., pessoa perseguida ou sacrificada pela tirania ou injustiça de alguém;

suicídio: fig., ruína ou desgraça que se procura espontaneamente ou por falta de juízo;

A não ser que alguém tenha "suicidado" aquela pessoa, não me parece legítimo dizer que se trata de uma vítima, talvez porque o suicídio seja sempre visto como loucura, e nesse prisma somos vítimas da loucura. Alguém no seu perfeito juízo pode dizer que se suicidaria em plena posse das suas faculdades mentais?
Eu digo: claro que sim...

Não há duas sem três

Há um certo encanto nos ingleses

Oh Max...

..."põe-te fino".
É que andar de avião é perigoso, mesmo quando ele não cai.

Façam o que o doutor disse...

...e deixem-se de se armar em parvos.
O doutor disse para...

Que comece a rambóia



E para os fundamentalistas?



Leio esta notícia através deste post blogue Devaneios Desintéricos do Max.
Eu compreendo a racionalização das vacinas, em alguma medida estou de acordo, mas a maneira como aparece fundamentais é que me incomoda. Se dissessem vacinas estratégicas no sentido de garantir os serviços básicos num caso de pandemia, eu percebia e corroborava, agora vacinas para Tugas fundamentais...simplesmente não me cai bem, nem com aspas.

Aliás vou deixar aqui um possível obituário onde eu também consto:

- Minorias étnicas (a "limpeza" com que alguns sonham)
- Adolescentes e jovens profissionalmente inactivos (eu)
- Crianças e recém nascidos
- Políticos (Ok devem estar a pensar: e qual é o mal?)
- Advogados (Max... :-))
- Professores (eu ficava sem família)
- Classes baixas (para não variar)
- Função pública em geral (a limpeza...perdão a "reforma" com que tantos sonham)
- etc..

Concluindo, ficava uma população envelhecida, branca, estúpida, rica...afinal isto é a gripe das aves ou (como diz o meu pai) é a febre neoliberal?...cof cof cof...maldita tosse.

No entanto no fim pode ler-se isto:

"Graça Freitas afirmou ainda que as recomendações técnicas apontam para a vacinação universal em Portugal, assegurando que todas as pessoas a viver em Portugal poderão ser vacinada"

Sem alarmismos e com o humor possível, porque a morte é uma questão de tempo, no entanto agradecia uma morte democrática...se faz favor.

quinta-feira, março 09, 2006

Qual greve qual quê!

Façamos mas é como este professor em França! Aos 33 anos, e actualmente desempregado, tomou como reféns vinte alunos, um professor e um funcionário no liceu onde tinha leccionado há dois anos. Isto porque, aparentemente, queria reunir-se com o antigo ministro da educação mas logo por azar escolheu uma altura em que o homem está fora do país! Se a moda pega por estas bandas, o David Justino está f...! Em vez da greve às actividades não lectivas, os professores desempregados deviam era raptar as turmas dos professores que têm emprego e dar-lhes aulas até que os pais ou o ME pagassem o resgate!

quarta-feira, março 08, 2006

Mas por que é que...

...este gajo não mete a mão no seu pontifical recto em vez de a meter na política italiana? Já não lhe chega a influência exercida por alguns missionários em relação à utilização do preservativo nos países Africanos? Ou o estreito envolvimento do Vaticano na queda dos regimes da ex-URSS? Já para nem falar da Inquisição que, como todos sabemos, nunca existiu! (parafreaseando o Diácono Remédios). Mas não! Desta vez, o homem que já foi conhecido por Joseph Ratzinger, resolveu que se iria encontrar com o actual primeiro-ministro italiano no dia seguinte a uma audiência privada no Vaticano com o Presidente do Senado, Marcello Pera. Como se estava mesmo a ver, este encontro foi considerado como "apoio eleitoral do Papa a uma certa "área política", o que reforçou a onda de protestos em todo o país, incluindo uma carta aberta on line, iniciativa do Padre Paolo Farinella, 59 anos, prior em Génova, que fez uma petição ao Papa para este não receber Berlusconi, Casini e Mastella em período eleitoral." Este é que devia ter sido eleito no dia 19 de Abril de 2005!
P.S. - não se esqueçam que Berlusconi já se tinha comparado a Jesus Cristo, portanto acho que faz todo o sentido o Papa querer encontrar-se com a sua reencarnação!

Ainda a paridade...

Em notícia publicada hoje no ExpressoOnline, dá-se conta das desigualdades entre homens e mulheres na União Europeia. No relatório apresentado pela Comissão Europeia revelam-se mais alguns factos interessantes: "as mulheres continuam a ser alvo de múltiplas desigualdades na sociedade portuguesa, como nos salários, apesar de terem um nível de escolaridade superior ao dos homens."
Socrátes amigo: em vez de ires para a Finlândia tentar fazer sombra à visita do Conan põe mas é os olhos no exemplo dado pelo nosso vizinho Zapatero que já aqui referi.

segunda-feira, março 06, 2006

Pensamento do dia...e fico-me por aqui

Os defensores do liberalismo económico preferem o monopólio privado ao mercado livre.

domingo, março 05, 2006

Este cão mata-me!

Não sei se já vos disse mas sou um grande admirador do Conan O'Brien. Como na Sic Comédia as emissões do seu "Late Night" pararam no tempo (penso que se deve à visita que o moço fez à Finlândia) vi-me obrigado a recorrer ao cibermundo para encontrar vídeos do programa. Por entre as pesquisas que fiz, encontrei um que me agradou especialmente. É que este programa tem nas habituais rubricas um quadrúpede carnívoro (vulgo canis canis) conhecido por Triumph - The Insult Comic Dog. E mais uma vez, o animal excedeu as minhas expectativas. Quem já está familiarizado com este bicho deve estar a perguntar: o que é que virá por aí? Pois é, o ousado cachorrito resolveu ir festejar o Ano Novo Chinês em Chinatown. Porquê? É o ano do Cão! Sem mais palavreado aqui fica o vídeo!

Arriba España!

Pois é, isto até parece mal vindo de um português convicto mas eles cada vez mais se afastam deste rectângulo à beira mar plantado! Isto porque o governo de José Luis Rodriguez Zapatero, composto pelo mesmo número de homens e mulheres, vai obrigar as empresas a pôr em prática a paridade entre homens e mulheres. Acho muito bem! os países mais desenvolvidos (os nórdicos) têm as mulheres a mandar: veja-se o exemplo da Tarja Harlonen, na Finlândia! Mas as realidades espanhola e portuguesa não são assim tão diferentes. "Elas" ganham em média menos 30% que "eles", a taxa de desemprego ronda os 11% enquanto a deles anda nos 6% "and so on"...quem quiser ler mais clique no link.
E pronto, era esta a reflexão que queria partilhar...não é muito profunda mas também o que querem? São três e vinte da manhã!

sexta-feira, março 03, 2006

Venha a nós a censura


Censura apetecível que humidificas os castos lábios do pastor, enquanto o rebanho alheio à sua própria vontade reconhece a virtude da oratória sem questionar o sábio orador, que poder imenso tendes para fazer salivar de ânsia os mais pios e sensatos homens à face da terra. Sinto o teu cheiro, senti-o quando ainda a turba de Maomé rebentava no cartoon e explodia o rebanho na sua fúria despersonalizada, é cheiro que entranha forte e magnetiza a ignorância. Água não chega, água benta é combustível, tento sobrepor um qualquer odor em vão. A salivação continua, a saliva é tanta que o pastor decide orar, tal é o excedente do fluído.

O Max pôs umas vis aspas na insofismável realidade de Deus, a fogueira te espera meu amigo, a tua dificuldade em acreditar em Deus não toca nessa realidade insofismável, assim disse o pastor, assim será a verdade eterna.

Pois é o corporativismo não é apenas um mal que assola ordens profissionais é também aquilo que na altura mais quente dos cartoons blasfemos fez enaltecer o ecumenismo dos mais sectários. Estava ali uma possibilidade de embalar numa onda, a censura parecia fazer todo o sentido e a censura tem de ser coerente, assim sendo não deixaria os nossos beneméritos cristãos sem a sua fatia do bolo. O cristianismo não é uma religião superior, tem as características intrínsecas para cair no erro das religiões (o Budismo merece uma certa distinção), ou seja querer, de forma não argumentada, que a sua percepção da vida seja uma indubitável realidade sobre a qual a humanidade se rege. Tratam-se de correntes que fogem ao ideal de raiz, queria-se toda uma parafernália de costumes e ícones de pureza imaterial feitos de madeira e metal, mas o ideal do Deus desgraçado já anda nas ruas da amargura. É o fetichismo exponenciado e liberalizado, do pensamento dos profetas mortos sobra o sectarismo dos que acreditam contra os que não acreditam.
Apesar de tudo, suspeito da justeza da vida e acho que o verdadeiro ecumenismo se dará na hora da morte quando Cristãos, Judeus, Budistas, Islâmicos, Ateístas, Agnósticos, Protestantes e outros tantos se juntarem no almoço final, servem-se os nossos gélidos corpos aos decompositores e assim se cumpre o ciclo da vida (ou ciclo da morte eheheh).

P.S. Pouco que me importa que este seja Cardeal-patriarca de Lisboa, afinal o que eles todos querem mesmo é rebanho. Se querem rebanho são pastores...

quinta-feira, março 02, 2006

Eu bem avisei

Pois é, eu bem avisei que a cultura é má. Num raciocínio meramente positivista e determinista conclui que cultura faz mal ao coração.
Já agora, obviamente que só posso desejar as melhoras e também recomendo um tratamento severo de anti-cultura...o melhor fármaco para este tratamento é claramente o teatro de revista, em caso de menos posses financeiras recomendo o tratamento do povo: a televisão, de preferência em "horário nobre" (nobre escatologia com certeza).

Surpreendente Katrina

Raios partam a imprensa livre.

Samuel Eto'o em grande


Depois do incidente ocorrido no estádio do Zaragoza, Eto'o mais ponderadamente sugeriu a melhor sanção que me ocorre. Este sugere que durante um ano não se jogue naquele estádio, sendo que o clube teria de jogar sempre fora de casa. É brilhante porque acaba por ser uma sanção económica ao clube e simultaneamente não torna muito favorável a comparência dos xenófobos de bancada. Imaginem se os grunhos decidem ir fazer semelhantes manifestações para o estádio do Barça? Pois é, provavelmente saíam de lá mais depressa do que entraram e com recordações para depois contarem aos netos.
Esta sugestão é também de salutar porque respeita a liberdade de expressão, os grunhos poderão exprimir-se à vontade, mas não será lhes dado um espaço privilegiado como um estádio para exorcizarem em alto e bom som a sua grunhice.

Eto'o em grande, porque de forma diplomática deu uma verdadeira lição de profissionalismo.

Olha quem...

...afinal não se importa com a proliferação do nuclear como fonte energética e militar.
Nuclear só para os amigos, os outros só têm direito a brincar com bombitas, até porque se tivessem nuclear passavam a ser terroristas de primeira classe como os terroristas Ocidentais.
Bush continua um criança, vai jogar à bola para a rua, mas mal começa a perder pega na bola e não deixa os outros jogar.

Surpresa!


Olhem para eles tão amiguinhos! Antes de chegar à Índia (tal como Os Lusíadas) há que fazer uma escala. Os portugueses fizeram-na em Melinde, onde foram bem recebidos e fizeram muitos amiguitos. O Bush fê-la no Afeganistão, onde, pelos vistos, também tem alguns. No entanto, esta escala foi mantida em segredo até ao último momento (vá-se lá adivinhar) por questões de segurança! (Até dá vontade de rebolar a rir!) As tropas que se lixem (é como diz o outro: "Armemo-nos e vão!") agora o Mr. President como tem cú...tem medo! Como é óbvio, o mullah Abdullah Akhund disse que "Se a chegada do Presidente americano tivesse sido anunciada, os mujahideen talibãs tê-lo-iam recebido com rockets e ataques." (Mais uma barrigada de riso!) Depois disto tudo ainda houve tempo para umas trocas de galhardetes entre os dois presidentes: Bush considerou o exemplo afegão "inspirador" para todos os que "exigem liberdade" (Lindo!) e o colega Karzai, por seu lado, considerou Bush como "um grande amigo" e agradeceu a ajuda dos EUA na "reconstrução do país" e na "promoção da democracia" (ai que não aguento!). Por fim, o presidente americano elogiou os progressos no Afeganistão, saudando o facto de as "raparigas irem à escola", haver uma "imprensa livre" e uma "nova classe de empresários". São, de facto, inspiradores os exemplos destes dois arautos da liberdade e da democracia! Só que, apesar disto, nos últimos meses o Afeganistão assistiu ao aumento da violência. Segundo o director da agência de informações de defesa, o general Michael Maples, os ataques "aumentaram 20%", os atentados suicidas "quadruplicaram" e o "uso de bombas quase duplicou", explicou no Congresso.